Curso forma pessoas para cuidar de idosos em Nova Roma do Sul

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Roma do Sul promove o Curso de CUIDADORES DE IDOSOS. Este  vem ocorrendo desde o último sábado, dia 1º de novembro e tem como objetivo capacitar profissionais e/ou familiares para o cuidado com o idoso no seu domicílio.
           O  curso justifica-se pela necessidade de buscar alternativas de cuidado e políticas de saúde para o idoso, visto que o número de pessoas pertencentes a esta faixa etária está em franco crescimento. Importante é promover a saúde e prevenir situações que prejudiquem a qualidade de vida do idoso, principalmente devido às perdas funcionais e/ou doenças crônicas degenerativas associadas ao processo de envelhecimento.
            Temos atualmente em nosso município um número expressivo de idosos, em torno de 650 pessoas acima de 60 anos e muitos destes necessitarão de cuidados contínuos e permanentes e através deste curso pretende-se levar conhecimento e segurança ao cuidador, seja ele familiar ou profissional. 
            Serão trabalhados assuntos importantes tais como: Senilidade (doenças associadas ao envelhecimento); Cuidados com a alimentação; Conhecimento básico de aparelhos; Cuidados com as medicações; Prevenção de acidentes; Atividades físicas; Higiene; Comunicação e interações sociais; Adaptações do domicílio para as atividades da rotina diária e; Entendendo a finitude e a morte.

            O curso está sendo ministrado por profissionais da área da saúde e humanas, dentre eles fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, fonoaudiólogo e psicólogo. As aulas ocorrem aos sábados pela manhã, no auditório da Prefeitura Municipal, e os próximos encontros acontecerão nos dias 08, 22 e 29 neste mês de novembro.

Comentários