Prefeito participou de certificação do Talian como Referência Cultural Brasileira



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) certificou nesta terça-feira (18/11), as três primeiras línguas - o Talian, o Asurini do Trocará e o Guarani Mbya - reconhecidas como Referência Cultural Brasileira, que passam a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL).
O prefeito Camatti, acompanhado pelo Presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado, Fernando Roveda, participou da solenidade de entrega dos certificados, que foram entregues a representantes das três comunidades durante o Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística, em Foz do Iguaçu (PR).
foto: Divulgação
            O reconhecimento dos três idiomas teve como ponto de partida um projeto piloto, realizado com base em pesquisas, entre 2008 e 2010. Teve como referência a quantidade de pessoas que utilizam a língua, além da relevância para a memória, história e identidade dos grupos falantes.
Falado na Região Sul do Brasil, o Talian é a língua utilizada por parte da comunidade italiana que chegou ao país ainda no século XIX, com influência de língua vêneta (do norte da Itália). É considerado patrimônio histórico e cultural dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A solicitação de reconhecimento foi feita por meio de um pedido de inclusão no INDL para o Iphan. O requerimento é analisado por uma comissão técnica, que encaminha sua decisão para a sanção do Ministério da Cultura (MinC). A comissão técnica é composta por representantes dos ministérios da Cultura, Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Justiça e Planejamento. No caso dessas três línguas, a aprovação da comissão técnica ocorreu no último dia 9 de setembro, através do decreto nº 7.387/2010.

Comentários