Programa de Beneficiamento Genético da sec. da Agricultura de Ipê recebe certificação do Prêmio Gestor Público

O aumento da produção e a garantia de uma fonte alternativa de renda, principalmente nas pequenas propriedades rurais, é uma preocupação constante do município de Ipê. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolve o Programa de Melhoramento Genético de Gado Leiteiro por inseminação artificial e disponibiliza suporte técnico para que os produtores rurais possam enfrentar as variações do mercado agrícola por meio da venda do leite e de futuras novilhas de melhor qualidade.

O projeto é fundamentado junto aos produtores rurais do município de Ipê, os quais são beneficiados através da doação de nitrogênio, luvas, bainhas e sêmen de touros de alta qualidade em raças leiteiras. Com a metodologia do melhoramento, aliada à alimentação e manejo adequados, boa sanidade dos animais e o menor impacto possível ao meio ambiente, obtêm-se, no decorrer dos trabalhos, uma maior rentabilidade aliada a um maior desenvolvimento socioambiental.

Este programa recebeu o reconhecimento a nível regional da Associação do Municípios dos Campos de Cima da Serra no ano de 2013 recebendo o troféu Cidadão AMUCSER, ficando em 1º lugar entre os doze municípios pertencentes a associação. Neste ano, foi agraciado a nível estadual com Certificado na 13ª Edição do Prêmio Gestor Público 2014.


Comentários