Descendentes Poloneses se encontram na 7ª edição do Jantar Típico

Grupo deDança Kalina. Foto: Divulgação 
Para celebrar a cultura polonesa e reverenciar os hábitos da Polónia, o Município de Nova Roma do Sul, que  conta com um grande número de descendentes poloneses, foi realizada a 7ª edição do Jantar Típico Polonês  no inicio de dezembro.  O evento que acontece anualmente, foi realizado pela Braspol (entidade que representa os poloneses) no Salão da capela São Luiz, interior do município.
            Além dos pratos típicos, quem participou da janta pôde assistir a um espetáculo de dança folclórica típica com o grupo Kalina de Nova Prata, venda de artesanato polonês, sorteios de brindes e baile com o Grupo Campo e Gaita.
            Um grande público esteve presente na noite, inclusive o Prefeito Municipal Marino Antônio Testolin, secretários e vereadores municipais, Pe. Gilberto Lazzarotto e Pe. Décio Podenski, Vice-presidente Nacional da Braspol, André Hamerski, presidente do Núcleo da Braspol de Nova Roma do Sul, Alcides Zorraski e de vários outros municípios, descendentes de poloneses e comunidade em geral.
            Através de convênio assinado com o governo polonês, o Núcleo da Braspol de Nova Roma do Sul promove dois cursos ligados à cultura polonesa, de artesanato (bordado e pintura) e língua polonesa. Atualmente, mais de dez alunos fazem parte das aulas, sendo que ambos os cursos darão seguimento no próximo ano. Ressaltando que, a participação nos grupos não se restringe apenas a poloneses ou a pessoas que tenham alguma ligação com antepassados, apenas o desejo de cultivar a cultura.

Comentários