Secretaria da Saúde pede para a população ficar atenta para a limpeza de possíveis locais de criação do mosquito da dangue

foto; divulgação 
A prefeitura de Antônio Prado solicita a todos os munícipes que se mantenham vigilantes contra o mosquito Aedes aegypti. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea doAedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas.
    “Pedimos a população que promova a limpeza de calhas, faça a remoção adequada de seus resíduos, pneus velhos, plásticos, latas, garrafas e outros objetos que possam acumular água parada”, enfatizou a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber. Segundo ela, a única maneira de prevenir a dengue é eliminando os locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
    A Dengue é uma doença viral grave, que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade. Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, ainda está sendo estudada.

        Não temos e não queremos. A hora de prevenir é agora!

    Ainda em novembro de 2014, a Secretária Municipal da Saúde (SMS) lançou a Campanha “DENGUE: Não temos e não queremos. A hora de prevenir é agora!”. Diversas ações já foram desenvolvidas, como o pedágio educativo com o mascote da dengue, trabalhos educativos nas escolas infantis, capacitação das Agentes Comunitárias da Saúde para o tema, confecção de material informativo.
    A Campanha de conscientização segue até março deste ano. Neste período há intensificação no monitoramento dos possíveis criadouros, como cemitério, borracharias, floriculturas, residências, empresas, entre outros locais. As vistorias são realizadas por servidores da Saúde devidamente identificados.
Fonte: assessoria de imprensa

Comentários