13ª Feprocol: Corso alegórico encanta e retrata a história da imigração Italiana em Nova Pádua

Foto: Vida no Campo 
"La nostra storia non le solo lavoro, le Festa, Sabor, Alegria"(A nossa história não é só trabalho, é Festa, Sabor, Alegria): com esse tema o corso alegórico da 13ª Feprocol apresentado no domingo, 15/02, retratou não somente  a história do povo paduense, mas também a alegria, a religiosidade, a produção agrícola e vitivinícola, a festa, a beleza e a gastronomia. A Avenida dos Imigrantes, palco do desfile ficou lotada do início ao fim, bem como a praça da Igreja Matriz Santo Antônio. O público, segundo os organizadores ultrapassou a soma de 5mil pessoas.

Veja mais fotos  

Sob o sol forte das 15h45min,  o desfile foi aberto pelo Travessão Barra retratando a passagem do Bispo nos início da história de Nova Pádua. A religiosidade  também foi representada pela comunidade da Sede e Arredores, reproduzindo a procissão e a festa de Santo Antônio, padroeiro da paróquia. 
Os cavalarianos do CTG Laço Italiano mostraram os casamentos  antigos, onde o cavalo era o "carro" do noivo e da noiva e de todos os demais convidados  para uma festa que iniciava pela manhã e só finalizava no findar da noite. 


O Travessão Curuzu retratou os  filós em que as famílias se reuniam para jogar cartas, cantar e fazer artesanato e comer. Falando em comida, as delicias da gastronomia local começaram a invadir a avenida desde o início do desfile, mas o ápice foi com o Prazeres na Mesa das comunidades do Travessão Leonel, que representavam a caça dos primeiros imigrantes, através do caçador armado com estilingue, o carrinho do caldeirão de polenta e do  Divisa, esta destacou o menarosto e a caça armada. 



A capela Santo Isidoro retratou a vindima, destacando a colheita e a evolução do transporte da uva.
A Feprocol, sinônimo da diversidade de produção, foi homenageada pela comunidade do Travessão Mutzel que levou para a avenida um balaio gigante cheio de frutos da terra.  Outra homenageada da tarde foi a centenária Banda Santa Cecília, que se apresentou entoando canções típicas. A homenagem que retratou  o início  da banda em 1913, em que  alegrava e embalava os namoros na praça e atualmente alegra as festividades civis e religiosas no município e em todo estado foi feita pela comunidade do Travessão Paredes e da Banda da Escola Luiz Gelain que em sua evolução formou o S.C e o número cem. 
Em pouco mais de uma hora, o desfile do corso alegórico 13ª  foi fechado com a passagem do carro das embaixatrizes, a alegria contagiante da Feprocolina e Feprocolino e do carro das Soberanas, Rainha Tamara Rancan e princesas Aline Pan e Mariana Galiotto. 
O enredo do desfile foi organizado pela historiadora Gissely Lovatto Vailatti juntamente com a comissão organizadora. 



Desde seu início, na quinta, 12/02, o evento reuniu neste primeiro final de semana mais de 10mil pessoas que visitaram o pavilhão de exposição e compras, espaço agropecuária e equipamentos e prestigiaram Shows com Renato Borghetti, Os Peraltas, Pe. Ezequiel Dal Pozzo, entre outros. 
O transporte da colheita era contavam com a força das mulas,
Apresentação da comunidade do Bonito. 

13ª Feprocol seguirá no proximo final de semana. Confira a Programação:

20/2 – Sexta-feira

13h – Início das programações e feira.
22h – Encerramento das exposições e feira.



21/2 – Sábado
10h – Início das programações e feira.
10h – Recepção ao 2º Moto Pádua.
11h – Abertura cultural com espetáculo Bodo e Jaque e Banda Santa Cecília (palco 2).
12h – Festival de Gastronomia Colonial.
14h – 2º Moto Pádua, com show de Jonnhy Presley (palco 1).
16h – Show de manobras radicais com o grupo Força e Ação (SP).
19h – Show com Os Roques (palco 1).
21h – Espetáculo com Os Serranos.
22h – Encerramento das exposições e feira.



22/2 – Domingo
9h – Missa em Ação de Graças.
10h – Abertura e Desfile de Carros Alegóricos.
12h – Gastronomia típica com show de Ragazzi dei Monti (palco 2).
14h – Show de danças com Rastros do Tempo (palco 2).
15h30min – Shows promovidos pela rádio Viva 94,5 FM (palco 1).
18h – Show nacional com Hugo & Tiago (palco 1).
20h – Encerramento da 13ª Feprocol.



Programação paralela
- Palestras, oficinas e dias de campo voltados aos agricultores.
- Gincana Cultural.
- Lançamento da revista Perfil de Nova Pádua.

Comentários