Apelo à comunidade pradense para contribuir com a separação do lixo e com o cumprimento dos horários de coleta

O município de Antônio Prado pede a colaboração da comunidade na separação do lixo e no cumprimento dos horários das coletas, visto que se tem observado uma maior mistura do lixo desde o mês de dezembro. Além disso, o lixo esta mal acondicionado em sacolas e fica solto nos contêineres. Da mesma forma, observa-se que muitas pessoas insistem em colocar o lixo nos contêineres ou nas suas lixeiras nos dias errados.
    Os contêineres foram lavados no mês de dezembro e já estão exalando mau odor em virtude da mistura de lixo no seu interior. Por exemplo, pessoas depositam o lixo orgânico na sexta-feira e o mesmo será coletado apenas na segunda-feira a partir das 19 horas. Com as altas temperaturas da estação, o lixo depositado entra em putrefação mais rapidamente, exalando mau odor. Com o lixo reciclável observa-se o mesmo comportamento, contêineres cheios nos dias em que a coleta é apenas de lixo orgânico.
    Em virtude da mistura observada no interior dos contêineres, a empresa que realiza a coleta instruiu os garis que, ao estacionar o caminhão, ambos os contêineres sejam abertos e a separação seja feita pelos funcionários manualmente, com vistas a reduzir o mau odor provocado pelo lixo misturado e encaminhar para a reciclagem apenas o lixo reciclável. Esta manobra realizada pela empresa que coleta o lixo não deve ser interpretada como se fossem coletados os lixos reciclável e orgânico juntos, apenas são retiradas as sacolas misturadas.
    Se a separação não é realizada corretamente, a reciclagem é inviabilizada em função da contaminação dos materiais e o lixo acaba sendo destinado ao aterro sanitário. Se a reciclagem não é realizada, é necessário extrair mais recursos naturais para a produção de novas embalagens e produtos, causando um grande impacto ao meio ambiente.
    Hoje, dia 10 de fevereiro, a Prefeitura protocolou junto ao IPHAN um projeto para ampliação dos contêineres para acondicionamento dos resíduos. Para que este projeto seja implantado precisamos do apoio da comunidade na separação do lixo e atendimento aos horários de coleta. Através de ações simples podemos contribuir com o meio ambiente e com o bem estar da comunidade. Faça a sua parte, colabore com os dias e horários da coleta de lixo no nosso município. Se você tem dúvida sobre os dias e horários da coleta, veja abaixo:
    Segundas, quartas e sextas-feiras (LIXO ORGÂNICO): a partir das 13 horas nos bairros (setor 2) e a partir das 19 horas na área central (setor 1);
    Terças e quintas-feiras (LIXO RECICLÁVEL): a partir das 13 horas nos bairros (setor 2) e a partir das 19 horas na área central (setor 1);
    Sábados (LIXO RECICLÁVEL): a partir das 13 horas apenas na área central (setor 1);
    Coleta na zona rural (LIXO RECICLÁVEL): quinzenalmente, aos sábados a partir das 7 horas.


Comentários