Caxias do Sul recebe sugestões para a Festa da Uva 2016

Secretário estadual da Cultura, Victor Hugo participou
 de seminário sobre a Festa da Uva de 2016 - Foto: Divulgação
Para buscar subsídios e sugestões para a Festa da Uva de 2016, a prefeitura de Caxias do Sul reuniu mais de 260 pessoas, representantes de diversos segmentos, na manhã dessa quinta-feira (19/02). O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, do prefeito em exercício, Antonio Feldmann, e do presidente da Festa da Uva, Gentil Carraro.
Para o secretário, Caxias do Sul preserva sua identidade. “Sinto-me em casa em Caxias e, por isso, com muito mais responsabilidade. Que bom que a cidade tem um evento planejado, reforçando ainda mais sua identidade. Trabalharemos num caminhar coletivo", disse Victor Hugo.
Antonio Feldmann disse que o sucesso da Festa da Uva resulta da união de todos e que por isso pediu a contribuição e opinião de cada um dos participantes da reunião. "Todos os apontamentos serão examinados pela organização da festa e, em março, deverão embasar e subsidiar o trabalho”, destacou.
Os participantes formaram oito grupos nos seguintes segmentos: Integração Regional; Comunicação, Marketing e Divulgação; Cultura, Desfiles e Eventos; Infraestrutura; Agricultura; Hospitalidade, Receptivo e Turismo; Social e Relações Comunitárias; Esporte, Lazer e Olimpíada. Durante uma hora, eles debateram assuntos acerca dos temas e em seguida apresentaram as ideias ao grande público.
Entre os tópicos apontados estão: alterações e qualificação (formato e tamanho) do desfile; escolha das novas soberanas; maior integração entre os 10 municípios vizinhos; melhorias na divulgação e nos pontos turísticos; maior envolvimento dos distritos; qualificação no estacionamento e nos banheiros; novo sistema de acesso do trânsito; maior valorização do agricultor/colono; promoção de passeio nos distritos; treinamento para os recepcionistas; criação de novas comissões; destaque ao esporte e ao lazer, entre outros.
A Festa da Uva de 2016 ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março. Neste ano, os 18 dias da Festa da Uva registraram um público superior a 918 mil pessoas, com 97% de satisfação dos visitantes, 251 toneladas de uvas distribuídas, 450 expositores e 318 produtores de uva.
Após o encontro, o secretário Victor Hugo Hugo conheceu a Secretaria Municipal da Cultura. A titular da pasta, Rubia Frizzo, apresentou o Plano Municipal de Cultura, o formato do Financiarte e da Lei de Incentivo à Cultura e o trabalho das Unidades de Música, Dança, Teatro, Artes Visuais, além dos setores da Biblioteca, Programa Permanente de Estímulo à Leitura, Departamento de Memória e Patrimônio, entre outros.
No início da noite, o secretário Victor Hugo participou da abertura oficial da 13ª Festa Nacional da Vindima em Flores da Cunha, que celebra a colheira da uva no município.
Também participaram da reunião as soberanas da Festa da Uva 2014, rainha Giovana Crosa e princesas Gabriele Debastiani e Karina Furlin, embaixatrizes, representantes dos 10 municípios das antigas colônias italianas do Nordeste e autoridades ligadas à cultura de todas as esferas.
Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Comentários