Foto: EMATER |
O julgamento das uvas foi feito por uma equipe de profissionais com experiência em viticultura, representantes da Emater/RS-Ascar, Embrapa Uva e Vinho, Ibravin, Secretaria da Agricultura de Caxias do Sul e Departamento de Agronomia da UCS, que analisaram aspectos como padrão varietal e comercial, sanidade, uniformidade de maturação e de tamanho das bagas e ausência de resíduos e impurezas. Foram avaliadas as categorias Isabel, Bordô, Niágara Branca, Niágara Rosada, Uvas Orgânicas, Novas Variedades (Carmen, Concord, Cora, Magna, Rubia, Violeta) e Conjunto Variedades. Para o enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didoné, que participou da avaliação das uvas, este é o momento em que o agricultor expressa o melhor de sua produção, sua diversidade e sua paixão de trabalhar a terra e, em especial, o vinhedo. A premiação aos vencedores do concurso será uma viagem para Mendoza, na Argentina, importante polo de produção de uvas e vinhos. Todos os agricultores expositores também receberam ingressos de entrada no parque e para um jantar de confraternização, realizado nesta quinta-feira, em que foram premiados os 20 produtores das melhores uvas.
Os 20 vencedores do concurso viajarão à Mendoza e San Juan, na Argentina, locais que são referência na produção de uvas e vinhos na América Latina. Os premiados terão as despesas com o deslocamento pagas pela Associação Comunitária Fenavindima. A avaliação foi realizada por cinco engenheiros agrônomos de entidades como Embrapa, Secretaria de Agricultura de Caxias do Sul, Ibravin, Emater e UCS. No julgamento, as uvas eram identificadas por numerações para que os avaliadores não soubessem a identidade do expositor.
A Fenavindima acontece até o dia 8 de março, de quintas a domingos, no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha. O evento visa enaltecer atividades ao redor da mesa: almoços, jantares, jogos de bodega, encontros, canto e dança. Tudo isso, com o intuito de envolver a comunidade florense em sua maior festa e atrair os turistas. O evento é uma realização da Associação Comunitária Fenavindima e da Prefeitura de Flores da Cunha e conta com o apoio da Emater/RS-Ascar local, que atua especialmente na organização dos produtores e de toda a agricultura que representa o município.
Confira os vencedores:
Variedade: Isabel
1º Lugar - Tiago Casagranda
2º Lugar - Paulo Casagranda
3º Lugar - Valderes Antônio Formigneri
4º Lugar - Eduardo Rizzotto
5º Lugar - Enrique Araldi
6º Lugar - Bruno Araldi
Variedade: Bordô
1º Lugar - Tiago Casagranda
2º Lugar - Renato Molardi
3º Lugar - Anselmo Catelli
4º Lugar - Nilto Rizzotto
5º Lugar - Matias Demoliner
6º Lugar - Morgana Molon
Variedade: Niágara Branca
1º Lugar - Tiago Casagranda
2º Lugar - Paulo Casagranda
Variedade: Niágara Rosada
1º Lugar - Leandro Smiderle
2º Lugar - Tiago Casagranda
Variedade: Uvas Orgânicas
1º Lugar - Gilmar Pontel
Variedade: Novas Variedades
1º Lugar - Cesar Luiz Zamboni
Variedade: Conjunto de Variedades
1º Lugar - Bruno Araldi
2º Lugar - Tranquilo Slaviero
Comentários
Postar um comentário