Dia de Campo reúne 250 participantes em Uruguaiana

Encontro foi realizado em Uruguaiana - Foto: Sérgio Pereira/ Irga
O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) promoveu nessa terça-feira (10) Dia de Campo em Uruguaiana. O evento, na área da Fepagro na BR-472, foi especial para a equipe do instituto. “Pela primeira vez usamos as instalações próprias do Irga aqui na Fepagro”, afirma o coordenador regional da Fronteira Oeste, Ivo Mello, mostrando o prédio novo em que ocorreu a mesa-redonda Sustentabilidade econômica da lavoura do futuro, que reuniu 250 pessoas.
Os experimentos de campo foram apresentados pelos pesquisadores Paulo Régis Ferreira da Silva (1ª estação - “Manejo de milho em terras baixas”); Darci Uhry (2ª estação - “Bioclimático de soja”); Elio Marcolin (3ª estação - “Manejo de irrigação de soja”); Mara Lopes, Sérgio Lopes e Daniel Waldow (4ª estação - “Programa Melhoramento de Arroz”); e Rodrigo Schoenfeld (5ª estação - “Manejo de fertilizante e doenças do arroz”). A chuva prejudicou a apresentação do último experimento, obrigando o gerente de Pesquisa da Estação Experimental do Arroz de Cachoerinha, Rodrigo Schoenfeld, a concluir a apresentação no novo prédio do Irga.

No final da manhã teve início a mesa redonda com as presenças do presidente do Irga, Guinter Frantz, dos diretores Maurício Fischer (Técnico) e Tiago Barata (Comercial), do vice-presidente de Estratégia, Produção e Custos da Federarroz, Ramiro Toledo, e do vice-presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Roberto Fagundes Ghigino. Frantz falou dos projetos para sua gestão e da sua missão de recuperar o Irga. Fischer abordou a importância do Irga fazer um bom trabalho para a cadeira produtiva do arroz. E Barata fez uma apresentação sobre custos de produção e apontou dados importantes. “Em nenhum lugar do mundo o arroz é mais barato do que no Brasil”, acrescentou, mostrando números sobre o preço do cereal em outros países.

O Dia de Campo foi organizado pelo 12º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga em Uruguaiana, com apoio da Coordenadoria Regional da Fronteira Oeste do instituto, e correalização da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana. A partir das 13h30min, foi realizado o V Encontro dos Comitês de Bacias do Pampa, com o tema “Construção de uma agenda positiva entre o Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seades) e os usuários da água das bacias do Pampa”.
Texto: Sérgio Pereira/ Assessoria de Comunicação Irga

Comentários