Hemocentro solicita doações de sangue de todos os tipos

Hemocentro - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini 
O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) precisa de sangue de todos os tipos, especialmente O negativo e O positivo. Os estoques estão em níveis baixos e já há comprometimento de fornecimento de sangue e hemocomponentes para os leitos do SUS de 52 hospitais conveniados da Região Metropolitana e do Litoral Norte do RS.

O Hemorgs funciona de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h, na Avenida Bento Gonçalves, 3722, no bairro Partenon, em Porto Alegre. O telefone de contato para informações é 51 3336-6755 e o endereço na internet é www.hemocentro.rs.gov.br

O Hemocentro é um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), instituição vinculada à Secretaria da Saúde e coordena a hemorrede pública do RS.

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

Principais critérios para doar sangue

Estar em boas condições de saúde e levar documento oficial de identidade com foto

Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais

Pesar 50 Kg ou mais

Não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa

Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação


Ascom FEPPS

Comentários