Iniciou a Semana da Agricultura Familiar, programação Paralela a Fenavindima que segue neste final de semana

A 13ª Festa Nacional da Vindima comemora o sucesso do primeiro final de semana e se prepara para receber mais visitantes. De quinta a domingo, muitas atrações estão programadas no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha. O Festival do Menarosto promove o lazer ao redor da mesa, com almoços e jantares. A exposição de uvas espalha o aroma da fruta pelos pavilhões. A descontração é garantida pelos jogos de bodega - tem quatrilho, mora, briscola e bocha - e pelos jogos de colônia. E a diversão fica por conta dos shows e atrações culturais que envolvem as pessoas com músicas e dança. Com o tema “Vinho para brindar, festa para celebrar”, o evento iniciou no dia 19 de fevereiro e segue até o dia 8 de março de 2015, de quintas a domingos.

Neste final de semana, o diferencial é o início da Semana da Agricultura Familiar. Organizada pela Comissão da Agricultura da Fenavindima, a conferência teve início na quinta-feira, dia 26 com uma série de ações, palestras e oficinas para os produtores rurais e para a comunidade. O projeto tem como tema a Produção Sustentável e será realizado junto a sede do Grupo de Escoteiros Alberto Mattioni, localizada no bosque do Parque da Vindima.

O objetivo da Semana é fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento do setor e suas formas associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização, bem como estimular a criação de políticas públicas para o seu fortalecimento e viabilizar, profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar. Com o projeto, a comissão quer ainda mobilizar os agricultores do município a participarem da Festa.

O horário de funcionamento do evento é nas quintas e sextas, das 16h às 22h, e nos sábados e domingos, das 9h às 22h. A entrada custa R$ 6 e oferece acesso aos shows e a um vale uva. A Festa é uma realização da Associação Comunitária Fenavindima e da Prefeitura de Flores da Cunha.

Programação da Semana da Agricultura Familiar

27 de fevreiro, sexta-feira
Exposição de máquinas e implementos agrícolas
19h - Visitação às estações
19h30min - Palestra: Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos
Palestrante: Engenheiro agronomo, Marcelo Lerina - Aracamp
20h30min - Palestra: Brucelose e Tuberculose Bovina
Palestrante: Medico veterinário Alexandre Martins - SMAA

28 de fevereiro, sábado
Exposição de máquinas e implementos agrícolas;
9h - Oficina: Horta em pequenos espaços
Palestrante: Engenheiro agronônomo Me. Julio Cesar Giuliani - UFRGS
10h - Visitação às estações
16h - Palestra: Produção Sustentável
Palestrante: Professor e Pesquisador de Fitotecnia com Ênfase em Fitossanidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Marcus André Kurtz Almança
17h - Palestra: Plasticultura na região e seus benefícios
Palestrante: Paulo Leovani K. Franco - Sabiá Filmes Agrícolas

1º de março, domingo
Exposição de máquinas e implementos agrícolas
10h - Visitação às estações

6 de março, sexta feira
18h - Visitação às estações
19h30min - Gestão econômico-financeira na produção vitícola
Palestrante: Pesquisador de Economia e Administração da Embrapa Uva e Vinho, Joelsio José Lazzarotto

Comentários