Campanha de vacinação contra o HPV inicia nas escolas de Flores da Cunha

Foto: Gabriela Fiorio/Divulgação
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da secretaria de Saúde e com apoio da secretaria de Educação, Cultura e Desporto, inicio na quinta, 19/03, , a campanha de vacinação contra o HPV nas escolas do município. A campanha faz parte do calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde e tem o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero, dando continuidade à estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18.
Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira e a terceira após 60 meses (5 anos). A meta da secretaria da Saúde do município é vacinar 544 meninas na faixa etária de 9 a 11 a anos de idade em 2015 e também as meninas de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose da vacina.
Segundo a vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Targa, Andreia Pegoraro, é de grande importância a escola estar presente nesta ação para ajudar a vacinar todas as meninas, tendo como objetivo atingir a meta proposta. “Com a vacinação sendo realizada nas escolas facilita para a secretaria da Saúde, pois aqui temos toda a documentação das alunas. Favorece o controle e principalmente, facilita para os pais, que não precisam se deslocar até o posto de saúde”, afirma.
As escolas, desde 2014, quando começou a campanha de vacinação, estão trabalhando em sala de aula, na disciplina de Ciências, o que é o HPV, prevenção, sintomas, tratamento e a importância da vacinação.
 

Comentários