Prefeitura esclarece sobre a situação da devolução de máquina ao Estado


Foto Ilustrativa
Em matéria publicada em portal da rádio local na manhã de quinta, 19/03, informava que a Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado solicitou via ordem judicial a devolução de uma retroescavadeira recebida pelo município no ano de 2014. 

Conforme publicação o Chefe de Gabinete da secretaria estadual, Gerson Cutronel, informa que a " escavadeira hidráulica modelo JCB2923, foi cedida ao município através do Processo Nº 010251-3100/14 e que o equipamento é patrimônio do Estado, registrado sob o Nº 7010. Também de acordo com o funcionário da pasta estadual, o prefeito de Antônio Prado Nilson Camatti, "assinou um Termo de Cooperação, com vigência até 31/12/2014" e com a "falta de pedido de prorrogação do empréstimo", o governo estadual solicitou a " devolução" da máquina giratória e que a prefeitura foi notificada do recolhimento da máquina em "26/02/15". 


A Vida no Campo em contato com o Prefeito Nilson Camatti, através de sua assessoria de Imprensa e após em conversa diretamente com o prefeito, fomos informados que seria enviado um retorno com conteúdo real sobre o caso. Nesta manhã de sexta, 20/03, recebemos via e-mail uma nota em que informa cronologicamente o andamento do caso e informando que não houve envio de ordem judicial para a retirada da maquina do município. segue nota na integra.


Nota: 

"Em janeiro de 2015, o Prefeito Camatti esteve pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR pedindo a continuidade do convênio. Foi informado que deveria pedir ao novo Diretor do Departamento de Infraestrutura – Dinfra da SDR em Esteio. Porém, o diretor só foi nomeado em fevereiro de 2015.

Após a nomeação do novo Diretor, Sr. Ubirajara Simon, o Prefeito Camatti conversou pessoalmente e este lhe informou que encaminharia um e-mail a Prefeitura para realizar algumas adaptações e alterações no Plano de Trabalho para continuidade do convênio. Esse e-mail nunca chegou à Prefeitura. Somente em março 2015, a Prefeitura recebeu o Ofício do Gabinete da Secretaria nº 048/2015, assinado pelo Secretário Tarcísio José Minetto. Esse ofício NÃO FOI UMA ORDEM JUDICIAL. O ofício, de 03/03/2015, solicitava a devolução da máquina ao Estado.

A máquina estava sendo utilizada no interior de Antônio Prado, para alargamento de estradas de acesso a agroindústrias, acesso ao frigorífico Bem Buono da família Pontel.

Também, de maneira surpreendente, no dia 10/03/2015, a SDR mandou um caminhão para recolher a máquina, sendo que o Prefeito Camatti já havia agendado reunião no dia 11/03/2015 com o Diretor geral da SDR Sr. Gerson Cutronel, para tratar do tema. A pauta da reunião consistia na permanência da máquina em Antônio Prado. Na oportunidade, Camatti apresentou 3 ofícios das entidades representativas da Agricultura Familiar de Antônio Prado: Cooperativa Agro-industrial Pradense, Sindicato dos Trabalhadores Rurais filiado a Fetag e Atraf – Associação da Agricultura Familiar de Antônio Prado e Nova Roma do Sul filiada a Fetraf, pedindo que esta maquina permanecesse no Município.

A Administração Municipal foi muito bem recebida pelo Diretor Geral Gerson Cutronel na SDR. Solicitou a continuidade do convênio, juntamente com as Entidades acima citadas. Cutronel comentou que existe a possibilidade do retorno desta máquina a Antônio Prado."











Comentários