Secretaria da Saúde de Antônio Prado inicia Programa de Puericultura

Foto: Ilustrativa
A prefeitura de Antônio Prado, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou o Programa de Puericultura. Está ação tem por objetivo acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças de zero a nove anos, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir problemas que mais afetam as crianças durante os primeiros anos de vida.
    No Programa de Puericultura está previsto um calendário de consultas e atividades de acompanhamento, como explica a Secretária Municipal da saúde, Celica Vebber. “A mamãe que optou por ter bebê pelo SUS, sairá da maternidade com um agendamento de cuidados para seu bebê. Por exemplo, já na primeira semana de vida a criança deverá ser recebida na Unidade Básica de Saúde de sua referência para uma consulta médica. Depois, durante o primeiro mês de vida, o bebê receberá em sua casa o médico, acompanhado por uma equipe de saúde. Quando completar três meses, a mamãe com a criança passará a participar de um grupo educativo, e assim, outras atividades serão desenvolvidas até que atinja nove anos”, explicou Celica.
    De acordo com a Secretária, o Programa é muito importante, pois, a criança será acompanhada pelo médico não apenas quando está doente. Mas durante todo o seu desenvolvimento.
        O que faz a Puericultura
    A puericultura realiza o exame físico, teste do pesinho, apontamento de riscos no crescimento e desenvolvimento da criança e a avaliação neuropsicomotor. Além disso, agenda a primeira consulta com o pediatra e demais especialidades médicas quando necessário. Prove a relação dos nascidos vivos aos Agentes Comunitários da Saúde e faz a busca ativa daqueles indivíduos que não comparecem no Programa. Preenche o gráfico referente ao peso e a altura nos cartões das crianças e verifica a administração das vacinas de acordo com o calendário básico de vacinação.
    Outro importante eixo é o acompanhamento familiar, orientação para o aleitamento materno, exclusivo até os seis meses de vida. Além disso, será trabalhada a prevenção de acidentes de acordo com a faixa etária da criança, identificando as dificuldades e dúvidas da família e promovendo orientação.

Comentários