Secretaria de Educação amplia carga horária das escolas municipais Florenses



A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha iniciou o ano letivo com novidades para os estudantes da rede municipal de ensino. Com o objetivo de qualificar a educação, os alunos passam a contar com carga horária ampliada de 25 para 35 horas semanais nos 3°, 5° e 9° anos. As atividades complementares ocorrem no turno inverso de aula, de acordo com a programação que cada escola determinou, e que pode contar com aulas de reforço em português e matemática, além de modalidades esportivas como vôlei, basquete, futebol 7 e atletismo (realizadas no Cemel). O projeto de Robótica Escolar, que permite o uso de vários tipos de tecnologias aplicadas ao conteúdo programático das disciplinas, proporcionado pela secretaria às escolas São José e 1º de Maio, ganhou aulas complementares no turno inverso na escola São José, aproveitando os recursos pedagógicos existentes no local.
A Escola Francisco Zilli é a única da rede municipal que ainda não conta com esta proposta, mas está a caminho de ser implantada.  
Para garantir recursos para a ampliação da carga horária nas escolas, a Secretaria de Educação aderiu ao programa federal Mais Educação, que viabiliza o repasse de recursos para o pagamento de professores em atividades de contraturno e para a aquisição de materiais. O transporte dos alunos, a alimentação e outras despesas relacionadas com a ampliação de carga horária ficam a cargo da secretaria. A titular da pasta, Ana Paula Zamboni Webber, destaca que o município tem investido na área mais do que os 25% do orçamento previsto em lei. “Ano passado 29,5% de todo o recurso municipal foi aplicado em educação. Estamos buscando sempre através de investimentos em recursos humanos, e físicos qualificar ainda mais a educação em nosso município”, ressalta.
A ampliação da carga horária dos estudantes iniciou com a implantação do turno integral para os anos iniciais da Escola Leonel de Moura Brizola, no Bairro Pérola, ainda em 2013 e com a implantação do turno integral na escola Tancredo de Almeida Neves neste ano. Para abrigar às atividades do turno integral, o Centro Educacional do Bairro União foi reformado e anexado à escola

Assessoria de Imprensa 

Comentários