Antônio Prado registra caso de meningite


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Antônio Prado, o município registrou neste mês de abril um caso de Meningite bacteriana notificado. O caso foi em criança menor de um ano que se recupera em hospital em Bento Gonçalves.
Outro caso ainda não confirmado e sem conhecimento da secretaria municipal, também é de  uma criança que está internada na UTI em estado grave em hospital de Caxias do Sul. Segundo informações de amigos próximos a família o caso também de meningite bacteriana.

E importante que a população esteja atenta aos sintomas de febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. A transmissão é semelhante à da gripe, por meio de secreções orais e nasais.

No último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual da Saúde  no dia 23 de abril, registrava casos em Nova Santa Rita, Viamão, Porto Alegre, Esteio e Erechim, totalizando 12 pessoas.  Segundo a secretaria estadual, a" situação epidemiológica da doença meningocócica está dentro do esperado, comparado aos anos anteriores, conforme dados apresentados a seguir.


Casos, óbitos e letalidade da Doença Meningocócica segundo o sorogrupo, 2010-2015*, RS

A Meningite  é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, no entanto outros agentes etiológicos também podem causar meningite como fungos e parasitos.
É uma doença de notificação e investigação compulsória.

A Meningite bacteriana  é a Doença Meningocócica (DM) está continua sendo o principal objetivo da vigilância das meningites em função da morbimortalidade e da transcendência da doença.
 A doença meningocócica é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos, classificados de acordo com o antígeno polissacarídeo da cápsula. Os mais freqüentes são o A, B, C e o Y e W. A transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

Medidas de prevenção e controle
As medidas importantes são:
• Higienização das mãos;
• Higienização do ambiente;
• Ventilação do ambiente;
• Cuidado com os alimentos

Comentários