Em viagem à Itália, Banda Santa Cecília participa do Projeto “Cent’Anni di Musica”


Foto: Arquivo banda
Por Maicon Pan



Com o objetivo de fortalecer os laços culturais e históricos entre as cidades irmãs de Nova Pádua e Fontaniva-PD-Itália, a Banda Santa Cecília viaja à Itália no dia 23 de abril para participar do Projeto “Cent’ Anni di Musica”. A entidade fará apresentação na cidade de Loreo-RO (29/04), Grantorto-PD (30/04), Fontaniva-PD (01/05), Trichiana-BL (02/05) e Porto Viro-RO no dia 03 de maio.


Para o Maestro Lino Pecatti, a viajem à Itália é uma oportunidade significativa para a troca de conhecimentos, visando o fortalecimento e a manutenção da história da Banda Santa Cecília que em sua identidade artística guarda a cultura herdada dos antepassados e primeiros fundadores da Banda. “Como maestro, essa viagem é uma recompensa pelo trabalho realizado há 43 anos, onde tentamos manter viva a tradição, os costumes, a língua e principalmente a história da nossa gente”, destaca Pecatti.

Nas apresentações, a Banda que completa 102 anos no dia 20 de abril, fará um resgate da história da imigração com canções que relembram a partida, trajetória e chegada dos imigrantes italianos na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul - Brasil, com músicas que traduzem as recordações e sentimentos de quem deixou a Itália em busca de novos horizontes, quer seja por necessidade, por opção ou em busca da “cucagnha”. “Para nós estas melodias são sempre atuais pelo que representam em nossa própria história. A Banda Santa Cecília entoará canções que retratam o trabalho, os costumes e a religião do nosso imigrante que ainda são muito valorizadas e presentes em nosso dia-a-dia”, antecipa o maestro Lino.

Segundo o Presidente Gilmar Marin, a oportunidade de se apresentar na Itália é motivo de orgulho para todos os músicos que se esforçaram para preservar a cultura italiana. “Esperamos que seja uma experiência única de reencontro com o país de onde vieram nossos antepassados e onde iniciou a nossa própria história”, finalizou Marin.


Para viabilizar esse Projeto, a Prefeitura Municipal de Nova Pádua concedeu um auxílio financeiro à Banda Santa Cecília para fins de pagamento de parte das passagens aéreas dos seus componentes (o restante será pago com recursos próprios da instituição). O projeto foi apresentado pela Comune de Fontaniva-PD ao governo do Vêneto sendo que este oferecerá a hospedagem, alimentação e transporte para os componentes da Banda Santa Cecília.

A viagem da Banda Santa Cecília começará por Roma, com visita ao Vaticano, maior templo do cristianismo. A Comitiva visitará Assis, cidade em que viveu e morreu São Francisco. Depois, a viagem seguirá até o Vêneto, no Norte da Itália, onde a banda fará as cinco apresentações e visita à cidade que deu origem ao nome de Nova Pádua e ao Santo de devoção dos paduenses, Padova e Santo Antônio. Durante o Projeto, esta prevista a visita aos canais de Veneza, bem como a outros pontos dessa região.






Compõem a comitiva, além dos músicos, alguns familiares, o Prefeito Municipal de Nova Pádua Itamar Bernardi, o Presidente do COMVERS Alvírio Tonet, o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Mário Pasqual, o jornalista Maicon e a colaboradora da Banda Nair Panizzon Baroni..






Nas últimas semanas, a Banda vem intensificando os ensaios antes do embarque. A chegada ao Brasil esta prevista para o dia 06 de maio. Quem tiver interesse em acompanhar a viagem poderá fazê-lo acessando o blog da Banda http://banda-santa-cecilia.blogspot.com.br/, que disponibilizará as noticias do dia ou então pela FanPage: /banda-santa-cecília que terá postagens em tempo real.




Comentários