Encontro reúne nove corais em São Luiz

Foto: Divulgação
No último 25/04 houve a realização do 9º Encontro de Corais, na capela de São Luiz. O evento foi desenvolvido pelo Coral Eco dos Vales com a apoio do Município. o momento contou com recepção aos corais, seguida das apresentações de cada grupo e para finalizar houve a janta de confraternização. Cerca de 200 pessoas participaram entre  9 corais. Além do Coral Eco dos Vales organizador do evento,  participaram: Coral AABB (São Leopoldo), Coral Cantar é Viver (Antônio Prado), Coral Carlos Gomes(Garibaldi), Grupo de Cantoria Italiana Il Vale de Santa Tereza (Santa Tereza), Coro do Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Coro Espírito Santo (São Leopoldo), Grupo de Cantoria Italiana Ricordando Il Passato (Putinga) e o Grupo Anima D’Itália (Caxias do Sul).

A participante do Coral Eco dos Vales An
dréia Paula Fraron diz que “o grupo realiza o encontro motivado pelas grandes amizades que fez em sua caminhada, com o objetivo de relembrar nossos antepassados que tinham gosto especial pelo canto e para reencontrar amigos que fazem parte de corais de outras cidades, onde aos poucos fomos cultivando laços e os momentos em que conseguimos os encontrar são nesses encontros de corais. Também buscamos preservar o canto coral, os grupos de cantorias e mostrar a beleza do canto nas suas variadas formas, origens, culturas e línguas.”

Para Andréia o resultado do encontro em si foi bastante satisfatório, apenas percebe-se que há pouca participação da comunidade novaromense. O evento é aberto a todos, e poucas pessoas participam. Quanto ao restante, foi muito bom, bastante divertido. Os grupos que participaram fizeram belíssimas apresentações, as músicas foram bastante expressivas e variadas. Tivemos músicas italianas, brasileiras, inglesas, e ao final, todos os grupos juntos cantaram as músicas "Mérica, Mérica" como forma de homenagear os imigrantes italianos e, também, cantaram juntos a música tema de nossos encontros: "Amigos Para Sempre". Foi muito emocionante, é uma sensação que não tem explicação. Apenas quem participa consegue sentir e entender a emoção que se faz presente, finaliza ela.

Comentários