Nova aplicação de BTI deve ser realizada nos próximos dias

Foto: arquivo 
O Programa Municipal de Combate ao Mosquito Borrachudo, realizado pela Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inicia uma nova etapa de aplicação do larvicida Bacillus turinghiensis var. Israelensis - o BTI - no dia 18 de abril (sábado).
O larvicida biológico atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais aquáticos e deve ser aplicado três vezes nos cursos d’água, com intervalo de quinze dias entre cada aplicação.
Conforme calendário de execução do programa, a primeira aplicação ocorrerá dia 18 de abril, a segunda aplicação dia dois de maio e a última no dia 16 de maio. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está orientando a comunidade a realizar, antes da primeira aplicação do produto, uma limpeza dentro do rio, retirando galhos de árvores, folhas e capins que estejam em contato direto, ou no interior do leito dos arroios, bem como de todo e qualquer tipo de lixo inorgânico (principalmente plásticos), pois essas práticas evitam a proliferação dos mosquitos que depositam seus ovos em objetos imersos na água limpa e corrente dos rios.
Outra medida de controle incentivada é a preservação e recomposição da mata ciliar e o repovoamento dos arroios com peixes, principalmente com o lambari, que é uma espécie predadora das larvas do mosquito borrachudo.
Em caso de chuva, os agricultores devem cancelar a aplicação, em virtude do aumento no volume de águas nos rios e arroios, que reduz a eficácia do produto. A aplicação passa a ser realizada quando baixar o nível da água novamente.  
Durante os dias das aplicações os técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento estarão passando em alguns locais para vistoriar e orientar sobre as aplicações do BTI. No caso de algum produtor não receber o produto para aplicar nos rios e arroios, a Secretaria pede que entre em contato o mais breve possível para reparar a situação por meio do telefone (54) 3292.1722.

Comentários