Reunião de divulgação do PNAE ocorre em São Gabriel

Atividade reuniu cerca de 15 agricultores de Cerrito e Pavão
 - Foto: Divulgação Irga 
-


Reunião da Emater/RS-Ascar na localidade Rincão dos Ambrósios, Comunidade São Pedro, no município de São Gabriel, divulgou a Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A atividade reuniu cerca de 15 agricultores do local, de Cerrito e Pavão.

Na oportunidade, o engenheiro-agrônomo da Emater/RS-Ascar, Renato Mena Barreto de Juli ressaltou a importância do fornecimento de alimentos produzidos próximos às escolas, os cuidados que devem ser tomados com os locais de produção, as exigências e requisitos básicos para participar do fornecimento da merenda escolar. “É um canal de comercialização direto entre produtor e consumidor. Informamos a documentação necessária para participar, os produtos e preços que as famílias devem adotar na hora da comercialização com o poder municipal”, explicou o agrônomo.

A nutricionista do município Nara Gonçalves frisou os benefícios que a compra de produtos direto do agricultor deve trazer. “O alimento tem uma melhor qualidade que o comprado em supermercados, pois este último leva até uma semana para sair do produtor, passar pelo transporte, central de distribuição, transporte novamente, até chegar ao comércio local e então na escola que adquiriu os produtos”, explica ela. Outros fatos importantes são a proteção das hortas e pomares que não permitem a entrada de animais domésticos e as condições sanitárias nos produtos de origem animal.

A extensionista de bem-estar social Vera Souza falou sobre as práticas de fabricação caseira e indicou cursos para aprimorar o desenvolvimento das atividades panificadoras. Para Juli, a reunião teve bons resultados. “Saímos do encontro com mais um projeto de venda elaborado e mais duas famílias confirmadas para participar da chamada pública”, disse ele. Nos próximos dias a equipe deve voltar à comunidade para levar informações sobre a agroindustrialização de produtos de origem animal.

Comentários