UCS busca parceria com o poderes municipais florense para realizar projeto de análises da água potável

foto: Facebook
Na tarde desta quarta-feira, 29, a Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha recebeu  o Coordenador de Serviços da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professor Celso Ferrarini. O objetivo do encontro foi estabelecer uma parceria com o Poder Público para realização da análise das águas do interior de Flores da Cunha. 
Atualmente a análises da água potável do município é feita pela Corsan – empresa responsável pelo abastecimento do município. No entanto, muitos agricultores possuem poços artesianos particulares. Desta forma a Corsan não tem responsabilidade pelas condições da água oferecida, uma vez que a qualidade da água é de responsabilidade dos proprietários, devendo estes realizar a analise em laboratórios particulares.
A proposta de parceria seria semelhante ao processo de Análise do Solo – ferramenta muito utilizada pelos agricultores para indicar quanto o solo pode fornecer de determinado nutriente. Nesta análise, o agricultor recebe auxílio para o pagamento desta avaliação, através de políticas públicas que beneficiam o setor agrícola. Análise da água aconteceria da mesma forma, através de uma parceria entre agricultores e Poder Público, a fim de incentivar os proprietários de poços artesianos a realizarem a análise da água, visto que muitos agricultores utilizam deste líquido para produção de vinho, sucos entre outros produtos.
A Comissão apresentou o projeto ao prefeito municipal, que acatou a proposta junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O projeto será analisado pelo Poder Público e Universidade de Caxias do Sul, uma vez que o custo da proposta deverá ser inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município. Com esta análise, o município poderá traçar um diagnóstico das condições das águas do interior e preventivamente tratar futuros problemas híbridos no município.

Comentários