Abertura da 38ª Feira do Livro de Flores da Cunha é sucesso

patrono Uili Bergamin
Foto: Divulgação 
Com o slogan 'Eu amo ler! Ele ama ler! E você?' a Feira do Livro 2015 de Flores da Cunha teve sua abertura na noite desta sexta-feira (15) e segue até o dia 19 (terça-feira) na Praça da Bandeira. O escritor, jornalista e resenhista literário Uili Bergamin é o patrono desta edição.
Diversas atrações encantaram os presentes na noite. A apresentação vencedora do Festival da Poesia da Escola São Rafael 2014, da turma 302, “Até Quando?” de autoria de Gabriel O Pensador, iniciou os trabalhos. O lançamento do Livro “Cadê a Tampa?” de autoria do patrono e ainda a estreia do filme “Como Matar um Suicida” baseado em narrativa de “Contos de Amores Vãos” de Bergamin, também foram destaque na noite. Ainda teve peça teatral com a C.I.A UERÊ e a apresentação do Coro Municipal.
Durante o ato de abertura estiveram presentes o prefeito municipal, Lídio Scortegagna, o vice-prefeito e também secretário de Obras e Viação, Almir Zanin, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni, demais secretários, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Antônio Pereira dos Santos, demais vereadores, escritores da Academia Caxiense de Letras, representantes de entidades e comunidade.
O prefeito, em seu pronunciamento, ressaltou que a Feira do Livro de Flores da Cunha é uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Sul. “É fundamental nós podermos valorizar e aproveitar o que de mais bonito nós temos, o que vem ainda dos primórdios, que é o nosso livro”, afirma. O patrono Uili Bergamin, em sua mensagem, afirma que a versatilidade de seu trabalho é um dos fatores que está abrindo diversas portas. “Eu vejo o patrono de uma feira do livro, muito mais que um homenageado, eu vejo como um trabalhador do livro. E é isso que eu pretendo ser nesses próximos dias, divulgador de livros”, complementa Bergamin.
E a Feira do Livro não para por aí. Amanhã (16), o destaque é para a Noite Italiana com gastronomia, jogos e música, que homenageia o aniversário de 91 anos do município e os 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No Filó in Piassa haverá polenta, fortaia, totcho, queijo, salame, biscoito, grostoli, fregolá, vinho e suco a venda. O valor arrecadado será revertido à APAE de Flores da Cunha. Na ocasião, estará se apresentando o jornalista, colunista e humorista Carlos Henrique Iotti, o Radicci, animando os presentes e show com o grupo musical 'Vocal Alegro'.
Durante toda a programação haverá oficinas, contação de histórias e venda de livros. A 38ª Feira do Livro de Flores da Cunha integra a programação da semana do município.

Confira a programação oficial:

16 de maio (sábado)
08h30min às 16h - Visita dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano das Escolas Municipais à Feira do Livro com a presença do Patrono Uili Bergamin
C.I.A. UERÊ com a peça “O Baú dos Livros Proibidos”
11h – Bate papo com Escritores Locais
18h - Noite Italiana (Filó in Piazza)
Filó in piazza (gastronomia, jogos e música)
19h – Show do Radicci
20h – Show “Una Notte Sotto Le Sttele”, com o Grupo Musical Vocal Alegro

17 de maio (domingo)
15h – Apresentação de Dança Folclórica Italiana, com o Grupo Il Passeto
15h30min - Festival de Coros de Canarinhos, com a participação dos Coros de Canarinhos de Garibaldi, Farroupilha, Barão e o Coro do Projetos Vozes (SEST/SENAT de Bento Gonçalves e Flores da Cunha)
17h30 – Apresentação da Banda Florentina
18h – Missa de Aniversário do Município

18 de maio (segunda - feira)
7h45 às 16h30 - Visita dos alunos à Feira do Livro, com a presença do Patrono Uili Bergamin
Apresentação de teatro “O Baú dos Livros Proibidos” Cadê a Tampa? Da C.I.A UERÊ
18h – Oficina de leitura para professores e mediadores de leitura
19h - EJA

19 de maio (terça - feira)
7h45 às 16h30 - Visita das Escolas, com a presença do Patrono Uili Bergamin
Apresentação de Teatro “O Baú dos Livros Proibidos” e Cadê a Tampa” da C.I.A UERÊ
Filme – O Sino do Campanário
17h – Encerramento da Feira do Livro.

Comentários