Agricultores de Nova Roma do Sul realizam curso sobre o CAR

foto: Divulgação 
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Roma do Sul contando com uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), proporcionou um curso de capacitação para os agricultores estarem aptos a fazerem o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR). O curso foi passado pela instrutora Marlidiane Klug, teve duração de 16 horas divididas em 2 dias para cada turma. Os agricultores tiveram a possibilidade de aprender a utilizar o programa de cadastramento e também tiveram o conhecimento sobre a legislação que envolve o CAR. 

O CAR é um instrumento de gestão que possibilita a regularização ambiental dos imóveis rurais de todo país, os dados informados são declaratórios, de responsabilidade do proprietário e farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural. (SiCAR). É um registro eletrônico que tem por finalidade integrar as informações ambientais, referentes às Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas de Reserva Legal, áreas de remanescentes de vegetação e áreas consolidadas. Auxilias, também, no planejamento ambiental e econômico do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. O CAR abre oportunidades para quem tem compromisso com o meio ambiente e quer produzir e vender mais, com foco num dos setores mais rentáveis do agronegócio: A economia verde.
É dever do poder púbico prestar apoio técnico e jurídico gratuito aos proprietários ou posseiros rurais com até quatro módulos fiscais que desenvolvam atividades tradicionais que façam uso coletivo do seu território. (Parágrafo único, art.53, Lei nº 12.651/2012).

Comentários