Horti Serra Gaúcha ocorre até sexta-feira em Caxias do Sul

Evento promove o acesso dos agricultores a novas tecnologias na Serra,
região que é a maior produtora de hortigranjeiros do RS -
Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar
Na quarta-feira (20), dia em que se comemorado o 140º aniversário da imigração italiana no Brasil, Caxias do Sul abriu a 6ª edição do Horti Serra Gaúcha, evento que busca promover o acesso dos agricultores a novas tecnologias e inovações, além da atualização sobre temas nas áreas da viticultura, fruticultura, olericultura e floricultura. O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, participou da abertura, junto com o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, e representantes das entidades promotoras.

Kuhn ressaltou a importância que tem Caxias do Sul e a região da Serra na produção de alimentos, sendo marcada pela diversificação e consolidada como maior produtora de hortigranjeiros do RS. Durante os três dias do evento, que se estende até sexta-feira (22), no Centro de Eventos da Festa da Uva, técnicos da Emater/RS-Ascar, juntamente com agricultores assistidos, participarão das palestras, auxiliando na coordenação do evento e também apresentando o sistema de cultivo de morangueiro em substrato, do qual a região é referência.

As palestras deste primeiro dia trataram do perfil setorial e tendências dos mercados de hortaliças e frutas no RS, no Brasil e no mundo, mudas de qualidade e sustentabilidade da viticultura, e poda antecipada da videira e aspectos fisiológicos do seu manejo.

Para Kuhn, a Emater/RS-Ascar tem que estar junto do produtor, seja no campo ou em eventos voltados para a busca de novos conhecimentos e tecnologias, como o Horti Serra Gaúcha. “Tanto para os produtores como para os extensionistas, é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. E este é o nosso foco: buscar a inovação tecnológica e promover a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades rurais, para que ocorra a sucessão familiar”, concluiu o presidente da instituição.

O Horti Serra Gaúcha é uma promoção da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em conjunto com a Festa Nacional da Uva, Emater-RS/Ascar, Embrapa - Uva e Vinho e Universidade de Caxias do Sul, com o apoio de outras instituições.

Comentários