Prefeitura de Flores da Cunha divulga Corpus Christi no Mercado Público de Porto Alegre

Foto: Barbara Lipp
Deste sábado (23), quem passa pelo Mercado Público de Porto Alegre é surpreendido por um tapete de serragem colorida alusivo aos 140 anos da imigração italiana no Brasil. A iniciativa é da Prefeitura de Flores da Cunha, que divulga os 51 anos da tradição de celebrar Corpus Christi com os tapetes ornamentais no município e a 27ª Romaria ao Frei Salvador.

O prefeito, Lídio Scortegagna, e o Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Everton Scarmin, estiveram no local entregando o tapete como presente dos florenses à capital gaúcha. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que também é natural de Flores da Cunha, recebeu o tapete acompanhado pelo secretário de Produção, Indústria e Comércio (SMIC)da capita,l Humberto Goulart, e pelo coordenador de Próprios Municipais, Antonio Lorenzi.

A obra, de 2,5 m X 3 m, realizada pela Secretaria de Turismo florense, é de autoria do artista plástico Luis Henrique de Lima Borges e permanecerá disponível à visitação no Mercado Público até o dia de Corpus Christi. O costume de adornar as ruas com tapetes de serragem com motivos religiosos durante a celebração de Corpus Christi iniciou no ano de 1964 em Flores da Cunha. Já são 51 anos em que a comunidade e as entidades, com o auxílio da prefeitura e da paroquia, fazem os tradicionais tapetes, dando demonstração da sua fé e religiosidade por meio destas verdadeiras obras de arte.

Neste ano, a confecção dos tapetes inicia na manhã do dia 3 de junho e segue até a madrugada. A Missa de Corpus Christi será realizada às 9h30min, do dia 4 e às 13h30min inicia a caminhada até o Eremitério Frei Salvador, com celebração eucarística e benção da saúde, dos pães e distribuição e das mudas de hortaliças e plantas.

Durante todo o dia, na Praça da Bandeira, haverá Show com o pianista Rodrigo Soltton, a participação do Roteiro Turístico “Compassos da Mérica Mérica” com comercialização de

produtos coloniais, vinhos, suco de uva e chocolate da empresa “Chocolate com Arte” e pessoas para orientar os visitantes.

Confira programação completa:

Tríduo Preparatório – Dias 1, 2 e 3 de Junho (segunda à quarta-feira) – 19h30min - Eremitério Frei Salvador

Dia 3 de Junho - Confecção dos tapetes ao redor da Praça da Bandeira

Dia 4 de Junho - (Dia de Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador)

09h30min - Missa em frente à Igreja Matriz, com procissão de Corpus Christi e bênção do Santíssimo Sacramento

12h - Almoço partilhado no Salão Paroquial

13h30min - Caminhada até o Eremitério Frei Salvador, com celebração eucarística e benção da saúde, dos pães e distribuição e das mudas de hortaliças e plantas.

Durante todo o dia, na Praça da Bandeira, haverá Show com o pianista Rodrigo Soltton, a participação do Roteiro Turístico “Compassos da Mérica Mérica” com comercialização de
produtos coloniais, vinhos, suco de uva e chocolate da empresa “Chocolate com Arte” e pessoas para orientar os visitantes.

Horários de funcionamento do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi

Quinta, Sábado e Domingo - das 09h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Sexta-feira - das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min

Comentários