Caps realiza capacitação em saúde mental para profissionais da área da saúde

Foto: Divulgação 
Os profissionais que atuam junto ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps Florescer) realizaram uma capacitação em saúde mental para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e demais colaboradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município de Flores da Cunha.
A ação integra o cronograma de Educação Permanente para as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e tem como objetivos principais a atualização dos profissionais, a qualificação do atendimento e a troca de experiências entre os diversos âmbitos da saúde.
A capacitação ocorreu na última terça-feira (16), no auditório da UBS Hildebrando Cardoso Pereira e contou com a presença de profissionais das UBS’s de Nova Roma, São Gotardo, Otávio Rocha e Pérola. Na oportunidade, o médico psiquiatra, Dr. Lucas Gremelmaier, e a psicóloga, coordenadora do Caps, Taíse Girotto, abordaram o tema 'Urgências e Emergências Psiquiátricas', enfatizando questões como avaliação adequada dos riscos, manejo e condução do caso, tratamento e encaminhamento.
As ações de orientação e compartilhamento de responsabilidades no atendimento aos casos de saúde mental é uma prática realizada pela Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria da Saúde, há cerca de dois anos. Através do trabalho de Apoio Matricial, a equipe do Caps e das UBS’s, compartilham conhecimentos e responsabilidades, promovendo dessa forma, atendimento adequado e qualificado.

Comentários