Celebração de Corpus Christi envolve cerca de 30 mil pessoas em Flores da Cunha

Fotos: Barbara Lipp

Mais de 30 mil pessoas passaram por Flores da Cunha de quinta-feira (4) a domingo (7) para conferir os resultados de um intenso trabalho comunitário, organizado ao longo de meses, no município. A estimativa é da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços. Neste ano, o município comemora 51 anos do costume de adornar as ruas com tapetes de serragem com motivos religiosos durante a celebração de Corpus Christi.
Desde 1964 a comunidade e as entidades, com o auxílio da prefeitura e da paróquia, fazem os tradicionais tapetes, dando demonstração da sua fé por meio destas verdadeiras obras de arte.

Os preparativos para a celebração iniciaram ainda no início do ano com reuniões para organizar o trabalho de confecção dos tapetes junto com as 24 entidades que são responsáveis pela decoração das ruas. Já o mês de maio foi destinado para o trabalho com a serragem: 26 toneladas foram entregues ao município. Destas, 16 foram peneiradas e tingidas nas cores natural, marrom, bege, cinza, preto, azul claro, azul escuro, verde bandeira, verde musgo, vermelho, laranja, roxo, vinho e rosa, além do cal (branco). As outras 10 toneladas serviram como base para os tapetes.

Os tapetes da Prefeitura, elaborados e confeccionados pelo artista plástico florense, Luiz Henrique Lima, este ano fizeram homenagem aos 140 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul. A confecção dos tapetes iniciou no fim da tarde de terça-feira (2) e seguiu até a madrugada de quinta-feira (4). Durante o evento na quinta-feira, show com o pianista Rodrigo Soltton animou os visitantes, que puderam conferir também a participação do Roteiro Turístico “Compassos da Mérica Mérica” com comercialização de produtos coloniais, vinhos, suco de uva e chocolate da empresa “Chocolate com Arte”.
No domingo (7) quem visitou Flores da Cunha pôde ainda prestigiar as atividades de encerramento do Dia do Vinho 2015. O saxofonista Adão Léo e a banda Os Roques animaram o público presente na Praça da Bandeira que desfrutou da degustação de suco de uva e vinhos. O Dia do Vinho é uma promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHBS) e das prefeituras dos municípios participantes.
O evento de Corpus Christi do município já foi vencedor por duas vezes consecutivas do Prêmio Inovação do Turismo RS, com o troféu Práticas Inovadoras em Estruturação de Produto, na categoria Turismo Religioso pela organização do evento de Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, nos anos de 2013 e 2014.
 

Comentários