Flores da Cunha se prepara para a tradicional Festa da Colônia

O Distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, festeja há 42 anos a Festa da Colônia, um dos mais antigos e tradicionais eventos da serra gaúcha. Com o objetivo de prestar uma homenagem aos imigrantes italianos, colonos, carreteiros e motoristas, a festa reúne uma série de eventos em uma comemoração que mescla gastronomia, religiosidade, esportes, visitas a pontos turísticos, apresentações artísticas e valorização do vinho, um dos principais produtos que vem passando de geração em geração.
Comemorando os 140 anos da imigração italiana no RS, a festa ocorre nos dias 25 e 26 de julho com uma vasta programação. No dia 25 (sábado), Dia do Colono e Motorista, as comemorações se iniciam às 8h com o torneio de bochas. Às 10h30min ocorre a missa em talian, em homenagem ao Santo Isidoro, padroeiro dos agricultores, e São Cristovão, padroeiro dos motoristas. Ao meio dia o almoço tradicional será servido no salão paroquial de Otávio Rocha. Às 18h haverá a missa comunitária e às 19h janta com buchada e bife, também no salão.
No dia 26 (domingo), a programação inicia as 9h com a concentração dos tratores. As 10h haverá o hasteamento de bandeiras na Praça Regional da Uva e o início simbólico dos trabalhos de poda das parreiras. Às 10h30min, missa em ação de graças pelos 42 anos da festa, desfile e benção dos tratores e abertura festiva da safra vinícola 2015, com distribuição de vinho ao largo da igreja matriz. Ao meio dia será servido o almoço com sopa de agnolini, macarrão, menarrosto (codorna, leitão e galeto), polenta frita, saladas, pão, vinho colonial e café com grostoli.
A prefeitura de Flores da Cunha e a Assosciação dos amigos de Otávio Rovha são realizadoras do evento, que tem como patrocinadores: Banrisul, Governo do Estado do RS, Caderode, Dona Adélia Hotel e Restaurante, Panizzon Plásticos,Lavrale,Konrad Caminhões, Casa de Carnes Zimmermann, Agrale, Nova Aliança, Florença, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Fontana Máquinas e Equipamentos e Veronese Produtos Químicos.
O distrito de Otávio Rocha se destaca na região pela sua grande vinculação com os setores de uvas e vinhos e tem as suas ruas denominadas com nomes de uvas. O distrito conta com quatro restaurantes, um hotel, Museu, Parque da Gruta e faz parte do roteiro turístico Caminhos da Colônia. Mais informações e reservas de ingressos pelo telefone (54) 3279.1298.

Programação:

Dia 25 de Julho:
8h – Início dos torneios de Bochas
10h30min – Missa em talian em homenagem ao Santo Isidoro, padroeiro dos agricultores, São Cristovão, padroeiro dos motoristas e aos 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cantada pelo grupo Dolce Far Niente
12h – Almoço de integração Colono e Motorista
Cardápio: sopa de macarrão, salsichão, churrasco, galeto, saladas, pão, vinho colonial, café com biscoito. Ingressos: R$ 35. Haverá sorteio de brindes e animação com o Grupo Partegiani
18h – Missa comunitária com a participaçãodo Coral da Capela Travessão Carvalho
19h- Jantar com buchada e bife

Dia 26 de Julho:
9h – Início da concentração de tratores
10h – Hasteamento de Bandeiras na Praça Regional da Uva
Início simbólico dos trabalhos de poda das parreiras
10h30min – Missa em ação de graças pelos 42 anos da festa cantada pelo Coral Típico
Desfile e benção dos tratores ao longo da Avenida Uva Itália
Abertura festiva da safra vinícola 2015 com distribuição de vinho ao largo da Igreja Matriz
12h – Banquete típico com sopa de agnolini, macarrão, menarrosto (codorna, leitão e galeto), polenta frita, saladas, pão, vinho colonial e café com grostoli. Ingressos: R$ 45. Animação Grupo Partegiani. Durante todo o dia haverá jogos de colônia.

Comentários