Vinícolas florenses podem participar da Seleção dos ‘Melhores Vinhos de Flores da Cunha’

Foto: Divulgação 
A Prefeitura de Flores da Cunha por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento e Turismo, Indústria, Comércio e Serviços convidam as vinícolas do município para participarem da 3ª Seleção dos 'Melhores Vinhos de Flores da Cunha'.
Com a finalidade de estimular a melhoria da qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos e engarrafados no município, maior produtor de vinhos do país, e divulgar Flores da Cunha e seus vinhos com a edição do “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2015”, nesta quinta-feira (25) uma reunião com a chefe do departamento de Turismo, Fátima Ortiz, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Jones Pirolli, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, o Técnico Agrícola, Diogo Terres, o Presidente da Agavi, Darci Dani, e representando a Confraria Vinotrento e a Associação Brasileira de Enologia (ABE), os enólogos Franco Francescatto e Daniel Salvador, teve como objetivo definir o cronograma e detalhes sobre a seleção.
Neste ano, dez categorias serão avaliadas, podendo a comissão organizadora reduzir o número de categorias em razão de pequena participação, conforme regulamento. Produzidos a partir de uvas americanas e/ou híbridas, serão avaliadas as categorias: Vinho Branco de Mesa Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco, Suco de Uva Tinto Integral e Suco de Uva Branco Integral. Já os produzidos a partir de uvas Vitis vinifera serão avaliados: Vinho Branco Seco Fino Aromático, Vinho Branco Seco Fino Não Aromático, Vinho Tinto Seco Fino, Vinho Tinto Seco Fino – Cabernet Sauvignon, Vinho Moscatel Espumante e Vinho Espumante.
As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento,pelo telefone (54) 3292.1722, ramal 251 ou e-mail: diogo.agricultura@floresdacunha.rs.gov.br. As amostras coletadas serão avaliadas por enólogos indicado spelas empresas vinícolas participantes da avaliação e por especialistas ligados a entidades constituídas do setor vitivinícola convidados pela comissão organizadora. A avaliação é realizada “às cegas”, ou seja, os vinhos e sucos avaliados são codificados e os avaliadores recebem apenas a taça servida, conhecendo apenas o seu respectivo código, categoria e safra. Serão inclusos no “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2015”, todas as amostras que atingirem uma pontuação mínima de 85 pontos.
A divulgação dos mehores vinhos será realizada no dia 28 de agosto em um jantar no Salão Paroquial de Otávio Rocha.

CRONOGRAMA:

até dia 2 de julho:inscrições das vinícolas
6 a 17 de julho: coleta das amostras
27 a 31 de julho: degustação na Escola de Gatronomia
28 de agosto: divulgação dos melhores vinhos

Comentários