500 produtores são esperados para a 16ª Jornada da viticultura Gaúcha que ocorre em Ipê na quarta

Cerca de 500 produtores são esperados para a 16ª Jornada da Viticultura Gaúcha, quarta-feira, 15/07, a partir das 8h30, no Clube Ideal, em Ipê. O evento, com o tema Custos de Produção e Modernização: o Futuro da Vitivinicultura, é proporcionar debates sobre o momento que atravessa a vitivinicultura e práticas para uma produção sustentável, com enfoque nos custos e na modernização da atividade.

Após a abertura, o diretor técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Leocir Bottega, apresentará os dados da safra 2015. Em seguida, a consultora de projetos e extensionista rural Gledes Forneck vai relatar os resultados das oficinas pré-jornada. Ainda pela manhã, representantes da Embrapa e do Ibravin abordarão o Programa de Modernização da Vitivinicultura, nas visões técnica e estratégica, respectivamente.

Depois do almoço, a partir das 13h30, haverá atividades simultâneas, em diferentes locais, sobre os seguintes assuntos: poda de outono, produção orgânica e biodinâmica, custo de produção, equipamentos e Programa de Modernização da Viticultura. O evento se encerrará às 15h, com visita à exposição de máquinas e exibição de vídeos sobre o seu funcionamento.

A jornada é uma realização da prefeitura de Ipê, com apoio da Comissão Interestadual da Uva, do Ibravin, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária e Emater/RS-Ascar.

Comentários