NIAE celebra 25 anos no município de Flores da Cunha

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional (NIAE) de Flores da Cunha, que realiza o atendimento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, comemorou neste sábado (4), com uma solenidade no Espaço Cultural São José, seus 25 anos de atuação no município.
A diretora do NIAE, Letícia Zin, durante seu pronunciamento, homenageou a todos os envolvidos com o núcleo: a secretária de Educação da época da fundação do núcleo, Eroni Koppe, ex-diretoras, a atual secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Weber Zamboni, o prefeito, Lídio Scortegagna, além dos professores, coordenadores, psicólogas, fonoaudióloga e monitor que atuam na equipe profissional do NIAE.
A secretária Ana Paula afirmou que o NIAE prepara o indivíduo para viver em sociedade, desenvolvendo o intelectual, o emocional, o físico e o social. “O município sempre teve a responsabilidade de oportunizar uma educação que desenvolva integralmente o ser humano e o NIAE vem para complementar o trabalho realizado pela escola”, ressaltou a secretária da pasta que também afirmou que no Plano Municípal de Educação há uma mudança de espaço do NIAE para aprimorar ainda mais a excelência do trabalho realizado.
O prefeito, Lídio Scortegagna, destacou que o município tem o núcleo funcionando há 25 anos, estruturado e com um futuro promissor. “O NIAE atua em parceria com a secretaria da Saúde e é referência no nosso setor educacional, dando ferramentas para melhorar o desempenho dos estudantes. Através da educação nós não vamos mudar a sociedade, mas iremos mudar as pessoas, que certamente mudarão a sociedade”, afirmou.
Na ocasião estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Antônio Pereira dos Santos, a primeira dama, Beatriz Trentin Scortegagna, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, professores e pais de alunos. Após a solenidade, os presentes puderam se divertir com o show do humorista Edgar Salvi (Marreta).
O NIAE oportuniza atendimento na área psicopedagógica, pedagógica, psicomotora, psicológica e fonoaudiológica, em uma parceria das secretarias da Educação e da Saúde, possibilitando o desenvolvimento de potencialidades para a inclusão social e escolar.

Saiba mais sobre o NIAE:

O NIAE foi instituído em 15 de março de 1990, com o decreto executivo nº 957 do então prefeito Alberto de Oliveira e realiza um atendimento educacional especializado para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) e também para estudantes com dificuldades de aprendizagem. O núcleo também encaminha alunos que apresentem necessidades de avaliação neurológica e psiquiátrica para a rede de assistência em saúde.
Atualmente o NIAE atende 218 alunos de acordo com a especificidade de cada caso. O trabalho é realizado de maneira individual ou em pequenos grupos com estudantes do ensino fundamental, tanto de escolas municipais como estaduais, que frequentam o núcleo no contraturno para ir sanando ou amenizando dificuldades, dando condições para a aprendizagem destes estudantes em classes regulares.

Foto: Divulgação 

Comentários