47 pessoas participam do Encontro do Grupo Tutti Sani em Nova Roma do Sul

  
Foto; Divulgação
Uma dieta saudável e variada fornece nutrientes ao organismo e ajuda a prevenir doenças. Falta de vitaminas e minerais e consumo excessivo de álcool pode afetar a saúde global do homem.

Pensando em auxiliar os homens novaromenses nos cuidados com a saúde, o 5º encontro do Grupo Tutti Sani – Saúde do Homem – foi marcado por um workshop com a nutricionista Dóris Sbravatti, sobre alimentação saudável. Ocorreu na noite de 23 de julho, no Tribo’s Bar e contou com a presença de 47 participantes interessados em aprender mais sobre refeições nutritivas e saudáveis.

A prática de alguns hábitos auxilia na prevenção da saúde do homem. Entre eles:
• Sobre alimentação saudável - Consumir grãos; Para suprir as necessidades do organismo, são suficientes 300 a 600 gramas de carne e seus derivados por semana; Comer peixes duas vezes por semana; Escolher dieta baixa em gordura e colesterol; Reduzir a ingestão de açúcar e sal; Beber cerca de 1,5 litro de água por dia; Fazer pequenas refeições com frequência; Comer pelo menos 30 gramas de fibras diariamente.
• Sobre a perda de peso: A obesidade contribui para o desenvolvimento de arteriosclerose, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e para o mau controle da testosterona. A redução de peso deve acontecer a longo prazo, com a mudança dos hábitos alimentares e o exercício físico. Evite dietas da moda. Procure eliminar cerca de meio quilo por semana. Faça pequenas refeições frequentes, beba bastante líquido e mastigue a comida lentamente.
• Sobre a prevenção de doenças: As doenças do sistema cardiovascular são a causa mais comum de morte de homens. Diminua o risco de morte e mantenha o controle da testosterona com atitudes simples: hábitos saudáveis, redução ou abandono do hábito de fumar, normalização do seu peso corporal e prática de exercícios regulares.

Gilberto Tochetto deu seu depoimento sobre os encontros: “Eu estou aproveitando ao máximo, pretendo participar sempre, pois estou aprendendo muito com relação aos cuidados com a saúde. Gostaria que esse trabalho/projeto nunca parasse, pois, se tivesse iniciado antes, talvez, não haveria necessidade de carros levando pessoas para outras cidades com fins de tratamentos. Iniciativa excelente, felizes os que participam.”

“Um trabalho muito bom. Sempre aprendemos algo novo para poder levar para nossas vidas. Parabenizo muito a coordenadora do Programa Viva Mais pela iniciativa e preocupação com nossa saúde”, relatou outro participante do grupo, Gilberto Girelli.

O próximo encontro dos “Homens Tutti Sani” acontece dia 06 de agosto, às 19h30min, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Neste dia, convidados especiais irão para Nova Roma do Sul transmitir a importância de prevenção e cuidados com a saúde, através de uma esquete teatral. Diferente dos outros encontros, desta vez convide sua esposa ou namorada e venha para mais um encontro com aprendizado.


Fonte: Rosane Fontana Lorenzini – Coordenadora do Programa Viva Mais

Comentários