Emater/RS-Ascar terá novo espaço na Expointer

A Emater/RS-Ascar irá participar da Expointer em um novo espaço. A nova área, de 7.500m², está situada na quadra 9, próxima ao Pavilhão da Agroindústria Familiar, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Neste ano o ambiente será dividido com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e as estruturas, que irão compor os espaços temáticos, serão temporárias.

Segundo a coordenação do espaço, as temáticas centrais apresentadas pela Emater/RS-Ascar, em 2015, serão os 60 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Estado e o Ano Internacional do Solo. Em uma maquete serão representados os fatos, atividades, ações e resultados que fizeram com que a Extensão Rural, desenvolvida por meio de convênios com instituições públicas e em parcerias com a iniciativa privada, se constituísse como referência no Rio Grande do Sul. A maquete será montada em área de aproximadamente 500m2, com cobertura, que permitirá aos visitantes visualizarem acontecimentos que construíram essa história.

Também é o objetivo dos extensionistas, durante a Expointer, sensibilizar o público sobre a importância da conservação do solo e água em microbacias. Através de folders, vídeos e atividades práticas será demonstrado o que é preciso fazer para evitar a erosão e promover a recuperação da fertilidade com o cultivo de plantas de adubação verde.

Além de conhecer a trajetória dos 60 anos e a importância da conservação dos solos, os visitantes poderão buscar informações sobre piscicultura, classificação e certificação de produtos de origem vegetal, cooperativismo, ações socioassistenciais, irrigação, energia fotovoltaica e biodiversidade.

Temáticas
No espaço da piscicultura haverá um aquário com quatro espécies de carpas cultivadas no Rio Grande do Sul (cabeça grande, prateada, húngara e capim), que representam 80% do total de pescado criado no Estado. Serão apresentadas, ainda, informações sobre a produção no Rio Grande do Sul.

A unidade de classificação e certificação da Emater/RS-Ascar presta serviços que têm por objetivo garantir mais qualidade e maior segurança no controle de qualidade dos alimentos e produtos de origem vegetal, e estará demonstrando isto aos visitantes da feira. Já as unidades de cooperativismo irão apresentar as atividades do Programa de Extensão Cooperativa. Os interessados poderão tirar dúvidas com os especialistas nos mais diferentes campos que envolvem as cooperativas.

O espaço de ações socioassistenciais mostrará o trabalho da Emater/RS-Ascar no assessoramento e garantia de direitos junto às famílias de agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, pescadores artesanais profissionais, pecuaristas familiares e assentados da reforma agrária em todo o Estado. O espaço contará com uma mostra fotográfica e de produtos agrícolas e não agrícolas produzidos por famílias em situação de extrema pobreza no meio rural, beneficiárias do Programa Brasil sem Miséria.

Uma novidade será a demonstração de geração de energia fotovoltaica, que é a transformação da energia do sol em elétrica. Para isso será montado um sistema com placas solares de captação e a energia armazenada será destinada para o bombeamento de água e outros usos. Também serão apresentados equipamentos que possibilitam injetar esta energia na rede elétrica reduzindo os custos na propriedade rural. No espaço os visitantes poderão obter informações sobre como instalar o sistema, benefícios e os cuidados necessários para a sua manutenção. Integrado a este espaço, será montado um minissistema de irrigação composto de válvula de pé, bomba e aspersor. Além disso, será possível simular vários tipos de projetos de irrigação.

No espaço da biodiversidade estarão integrantes do Projeto Verdesinos e da Rede dos Centros de Educação Ambiental demonstrando as diferentes atividades de cunho prático-pedagógico, desde a preservação de nascentes e produções limpas, até sistemas alternativos de saneamento básico e ambiental, bem como os resultados obtidos na busca da qualidade de vida e do trabalho em parceria e de convivência.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre

Comentários