Livro: Nova Pádua O Pequeno Paraíso em Foco: Um Retrado de Nossa Gente será lançado na sexta.


Foto: Reprodução Capa Livro

Contra-Capa
Será lançando na próxima sexta, 28/08, o  Livro: Nova Pádua O Pequeno Paraíso em Foco: Um Retrado de Nossa Gente.  Este livro foi uma iniciativa do Projeto da Feprocol 2015, inscrito na Lei de Incentivo a Cultura do Estado teve o objetivo de registrar a história do município. Para o projeto foi envolvido professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelains, os quais fizeram a pesquisa dos conteúdos. A organização gráfica foi realizada pelo escritor e publicitário Flávio Ferrarini, morto em junho deste ano vítima de acidente  transito ocorrido na ERS 122 entre Flores e Caxias do Sul, o qual será homenageada durante o lançamento da obra. 
Flávio Ferrarini. Reprodução
Site 
Todos estão convidados para o evento,  próxima sexta-feira,  19:30 horas no Salão Paroquial. Após o lançamento para quem desejar ocorrerá um jantar, quem deseja participar do jantar deve realizar a reserva do ingresso na escola ou na prefeitura", convida o Coordenador do Projeto e vice-prefeito Ronaldo Boniatti.  









Confira a apresentação da Obra: 

                                                            Apresentação

O Livro “O Pequeno Paraíso em Foco: Um Retrado de Nossa Gente” nasceu do Projeto Feprocol 2015.  Este projeto, dentro de sua programação, buscou enaltecer a cultura local, como também, percebeu a  necessidade do evento deixar um registro cultural que evolvesse a comunidade. Sabendo da escassez de registros sobre a história do município, viu-se a possibilidade de elaboração de um livro. Livro este, cujo  conteúdo fosse elaborado pela comunidade.  Surgiu, então, a ideia de envolver a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain neste projeto, tendo como pesquisadores os alunos da escola e professores.  O Projeto foi apresentado para a direção da escola que juntamente com os professores aprovaram e se comprometeram na sua realização. Dividido em temas, cada professor da instituição juntamente com os alunos do ensino médio, que por afinidade de assunto, formaram grupos, desenvolveram a pesquisa e buscaram depoimentos. 
            A participação da escola era muito importante, todavia, de extrema importância era, também, a presença de um escritor que pudesse de forma profissional, editar e coordenar a produção dos alunos. O nome de Flávio Ferrarini foi lembrado de  imediato. Uma pessoa comprometida com a cultura e sem dúvida, com grande conhecimento da realidade local.  Com a credibilidade trazida pelo escritor, mais um dos objetivos do projeto completava-se: o de não só realizar mais um evento no município, mas também, de deixar um legado cultural para comunidade que pudesse contribuir com as gerações futuras.
           Com a escola, professores e alunos aderindo ao projeto e o escritor Ferrarini, filho desta terra, abraçando este desafio, o projeto do Livro só poderia ter sucesso. Desta forma, foi realizado o cadastramento na Lei de Incentivo à Cultura, completando o macro projeto da grande festa que é a nossa FEPROCOL- Festa de Produtos Coloniais.
             

RONALDO BONIATTI
Coordenador Geral

Presidente da 13ª FEPROCOL

Comentários