Nova Roma do Sul incentiva a produção de frutas e verduras orgânicas

Foto: Divulgação 
Mais um produtor que se volta para a produção orgânica no município, o senhor João Pedro de Bastiani está desenvolvendo um parreiral de aproximadamente 2,5 hectares para produção ecológica de uvas totalmente orgânicas. O preparo do solo para o parreiral foi feito através de maquinas subsidiadas pelo município, que tem muito orgulho em apoiar ao máximo os agricultores que produzem orgânicos. Também através do município o produtor tem direito a assistência técnica gratuita para ter um acompanhamento qualificado de sua produção.
Para João Pedro, é imprescindível a ajuda que o município oferece, sem ela o produtor afirma que não teria escolhido por esse método de produção e iria continuar no método convencional. O produtor ainda ressalta a importância de investirmos em uma produção ecologicamente correta, evitando os agrotóxicos e a contaminação do solo, é necessário que exista uma maior consciência ambiental, um respeito maior pela natureza.
A Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiane Girelli, enfatiza o esforço do município para motivar os produtores a produzir mais produtos orgânicos, a assistência técnica gratuita e diferenciada é uma forma de mostrar o quão estamos empenhados em valorizar o nosso meio ambiente, em preservar a natureza e principalmente a saúde do produtor. É muito importante que os agricultores tenham um atendimento diferenciado, voltado exclusivamente para a produção e sua qualidade, sem nenhum interesse econômico por parte do consultor, diferente do que acontece no método convencional de produção. Para a Secretária, quando o produtor passa a ter um contato maior com os especialistas em orgânicos, começa a se interessar mais por esse método.
O Produtor João Pedro atua na no ramo de sucos, diz que há um apelo muito grande por produtos orgânicos, que vem notando uma crescente neste ramo e apesar de não ser um nicho novo no mercado, está em constante crescente. As pessoas estão pregando pela ética ambiental, estão vendo a situação que estamos ficando e não se importam de pagar um pouco mais por um produto produzido ecologicamente correto e consequentemente com mais qualidade.
Cristiane diz ser importantíssimo novos adeptos deste tipo de produção, explica que o processo de mudança é lento e isso dificulta um pouco a aceitação dos produtores, mas a longo prazo a produção orgânica é muito viável, tanto ecologicamente, quanto economicamente. A Secretária ainda faz um apelo aos produtores do município para que aproveitem esses serviços que a Secretaria oferece, que busquem essas mudanças, que com certeza o município irá apoiar.

Fonte: Prefeitura de Nova Roma do Sul 

Comentários