Produtores de leite recebem orientações sobre uso da homeopatia

Divulgação EMATER
Nesta segunda-feira (17/08), a Emater/RS-Ascar promoveu em Veranópolis mais uma reunião com os agricultores assistidos na Chamada Pública do Leite. O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado e, nesta segunda etapa, a Extensão Rural está trabalhando ações de controle de vetores e da mastite, com o uso de preparados homeopáticos.

Na reunião, os produtores receberam uma cartilha com orientações sobre o uso da homeopatia no gado de leite, além de uma pequena farmácia com medicamentos que eles haviam solicitado e são de uso corriqueiro na bovinocultura de leite.

A agrônoma da Emater/RS-Ascar, Marília Paiva, explicou como fazer e usar a homeopatia à base de preparados caseiros que mantêm o bem-estar animal, não deixam resíduos químicos no leite, têm baixo custo, são de fácil manuseio e bastante acessíveis aos agricultores. E a extensionista social Roseli Bonesso falou sobre cada medicamento da farmácia homeopática entregue às famílias.

"Este é um trabalho inédito na nossa região, pois consiste na experimentação realizada pelos próprios agricultores no uso da homeopatia. Consideramos que a metodologia participativa usada no processo é de fundamental importância para uma extensão diferenciada, baseada no empoderamento do conhecimento por parte do agricultor", conclui Marília.

Técnicos da Cooperativa Santa Clara também participaram do encontro.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Comentários