Secretaria de Educação investe em atividades para os alunos no turno inverso da escola

Para promover o desenvolvimento integral dos alunos, a prefeitura tem investido fortemente na ampliação da carga horária das escolas municipais. A atual administração implantou a primeira escola de turno integral em 2013, na Leonel de Moura Brizola, e deu continuidade a este trabalho com a inauguração, no início deste ano, na Tancredo de Almeida Neves.
Outra novidade implantada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, no início do ano letivo 2015, proporcionou às escolas municipais o aumento de 10h semanais na carga horária para os 3°, 5° e 9° anos. As atividades complementares, que ocorrem no turno inverso de aula, contam com atividades esportivas, entre elas, vôlei, basquete, handebol, futebol 7 e atletismo, todas realizadas no Centro Municipal de Esporte e Lazer (Cemel) ou no salão da comunidade do Bairro São José.
De acordo com a professora Jônica Gazzi os alunos aprendem mais tendo quatro horas disponíveis para a prática de atividades físicas. “No turno inverso consigo trabalhar os fundamentos específicos de cada modalidade. No início do ano havia alunos que não sabiam sacar, agora percebe-se a evolução de todos”, ressalta a professora.
A aluna Luana, do 9º ano da escola São José, afirma que se diverte e aprende mais do que se estivesse em casa. “Antes eu ficava em casa dormindo ou assistindo TV, sem nada pra fazer. Aqui posso me divertir com meus amigos e aprender muito mais”, destaca.
Aulas de reforço em português e matemática, também fazem parte das atividades complementares, além do projeto de Robótica Escolar, que permite o uso de vários tipos de tecnologias aplicadas ao conteúdo programático das disciplinas, proporcionado pela secretaria às escolas São José e 1º de Maio.
A secretária de Educação, Ana Paula Weber, salienta a importância das atividades: “nós estamos trabalhando para priorizar o aprendizado e investindo em recursos humanos e físicos para qualificar ainda mais a educação do nosso município”.

Comentários