Semana da Patrimônio mobilizou comunidade escolar para Educação e Memória




Fotos: Prefeitura de Antônio Prado  
A Prefeitura Municipal de Antônio Prado, através da Secretaria de Cultura, Comércio e Turismo, realizou de 15 a 22 de Agosto a IV Semana do Patrimônio. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância do Patrimônio Cultural, a temática desta quarta edição foi: Patrimônio "Educação e Memória". Várias atividades fizeram parte da programação, que integra o programa Pulando Janelas.
Iniciando a semana, na Oficina fotográfica “Olhar do Avesso”, ministrada por Patrícia Haupt, os alunos aprenderam a construir uma máquina fotográfica artesanal PINHOLE (com caixa de fósforo, prendedor, rolo de filme), em seguida todos fotografaram o Centro Histórico. As fotos tiradas pelos alunos farão parte de uma exposição.
No domingo, a Missa celebrou a temática do Patrimônio Cultural, e foi animada pelo coral Vozes do Prado.
A programação da semana foi intensa com atividades para as escolas e comunidade: os participantes aprenderam nas oficinas de artesanato a trançar a "dressa" em palha de trigo (peça tradicional do artesanato da imigração italiana); também visitaram o Museu Municipal; assistiram à filmes educativos que abordaram a temática do patrimônio (projeto CINEDUCA); participaram do passeio turístico " Conhecendo Antônio Prado"; aprenderam noções básicas de fotografia digital; e para finalizar a Semana se divertiram com a peça teatral infantil " Maria Teresa e o Javali" do grupo Cuidado que Mancha, de Porto Alegre.
Segundo a Secretária de Cultura e Turismo, Carla Pinheiro: " Todas as ações da Semana foram pensadas para a conscientização sobre o Patrimônio Cultural, somente com ações educativas conseguiremos conscientizar a comunidade sobre a riqueza de nossa cultura"
A Semana do Patrimônio, se encerra nesta sábado com a segunda apresentação da peça de teatro infantil no Espaço Cultura (antiga Câmara de Vereadores), onde o grupo Cuidado que Mancha a partir das 14h apresenta o espetáculo: Maria Teresa e o Javali. Toda a comunidade está convidada
Obrigada a todos que participaram!
Patrocínio: Banrisul.

Comentários