Atenção aplicadores, BTI deve ser aplicado no sábado, dia 26, em todo o município de Flores da Cunha

Distribuição do produto já foi realizado 
Para reduzir a quantidade de mosquito borrachudo em Flores da Cunha, a prefeitura, através da secretaria de Agricultura e Abastecimento distribuiu durante as últimas semanas o BTI (Bacillus thuringiensis var. Israelensis) para 135 aplicadores, além das sub-prefeituras de Mato Perso e Otávio Rocha, que são responsáveis pelo tratamento. O larvicida biológico impede a proliferação do mosquito, atingindo apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais aquáticos e deve ser aplicado três vezes nos cursos d’água, sendo a primeira neste sábdo, dia 26, e as outras nos dias 10 de outubro e 24 de outubro.
De acordo com a secretária, algumas medidas de controle devem ser tomadas antes de aplicar o BTI:
- limpeza dentro do rio, retirando galhos de árvores, folhas e capins que estejam em contato direto, ou no interior do leito dos arroios, bem como de todo e qualquer tipo de lixo inorgânico (principalmente plásticos), pois essas práticas evitam a proliferação dos mosquitos que depositam seus ovos em objetos imersos na água limpa e corrente dos rios.
- preservação e recomposição da mata ciliar e o repovoamento dos arroios com peixes, principalmente com o lambari, que é uma espécie predadora das larvas do mosquito borrachudo.
Em caso de chuva, os agricultores devem cancelar a aplicação, em virtude do aumento no volume de águas nos rios e arroios, que reduz a eficácia do produto. A aplicação passa a ser realizada quando baixar o nível da água novamente, entre dois ou três dias.
No caso de algum produtor não receber o produto para aplicar nos rios e arroios, a Secretaria pede que entre em contato por meio do telefone (54) 3292.1722, ramal 255.

Comentários