Nova Pádua promove capacitação na área da alimentação e avalia e planeja ações da Chamada Pública da Sustentabilidade

Foto: Divulgação /Emater
Um grupo de quatorze agricultores, das comunidades de Travessão Cerro Largo e Accioli, assistidas pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Pádua, participaram de um encontro de avaliação das atividades da Chamada Pública da Sustentabilidade desenvolvidas neste ano e de planejamento para o próximo ano. A reunião aconteceu na tarde do dia 25 de setembro, no salão da comunidade de Travessão Cerro Largo.

Por meio da Chamada, as famílias recebem, há dois anos, acompanhamento contínuo da equipe da Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, com foco na bovinocultura de leite. Entre as ações realizadas neste 2º ano da Chamada Pública estiveram oficinas que trataram de qualidade do leite, pastagens, inseminação artificial, instalações, alimentação e produtividade leiteira, além de oficinas sobre caldas ecológicas para horta e pomar doméstico e sobre aproveitamento dos alimentos. Também foram realizadas excursões para feiras (Expoclara e Expoagro Afubra), palestras sobre o cadastro ambiental rural (CAR), e um dia de campo em uma área experimental de pastagens, na propriedade de um dos agricultores assistidos, para que os demais pudessem conhecer as características e resultados dos vários tipos de pastagens cultivadas, além do melhoramento genético. Visando à qualificação e a sucessão familiar, quatro jovens também foram encaminhados para fazer o curso de inseminação artificial no Centro de Formação da Emater/RS-Ascar em Montenegro (Cetam), com a intenção de promover o melhoramento genético e o aumento da eficiência produtiva dos rebanhos.

Para o próximo ano, foram planejadas novas oficinas sobre pastagem, inseminação artificial e alimentação do gado leiteiro, além de um dia de campo sobre fruticultura. Também terá continuidade a participação dos agricultores em feiras, a fim de promover o acesso a tecnologias, informações e conhecimentos.

Em Nova Pádua, Emater/RS-Ascar atende 100 famílias na Chamada Pública da Sustentabilidade. Dessa forma, outras reuniões de avaliação e planejamento estão previstas para acontecer com mais três grupos de agricultores beneficiários.

Ações

Esta reunião de avaliação e planejamento foi realizada após a degustação, pelos familiares, dos pratos elaborados na oficina de aproveitamento de alimentos, que aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, com a participação de mulheres das duas comunidades rurais. Extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar dos oito municípios que atuam na Chamada Pública da Sustentabilidade também participaram da atividade, para a troca de experiências, que foi realizada pela extensionista social, Maria Madalena Casola, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Canela. Ela fez demonstrações práticas de 18 receitas, de pratos doces e salgados à base de legumes, como consomê de moranga cabotiá, tortas com recheios de legumes e frutas, pães recheados, sobremesas e cucas.

Para a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Nova Pádua, Anísia Cassola, essa atividade visa o maior e melhor aproveitamento dos alimentos produzidos pelas famílias rurais, que muitas vezes são pouco consumidos ou preparados sempre da mesma forma, por falta de orientação sobre as formas de aproveitamento e de novas receitas. A ação também valoriza a produção local, possibilitando a diversificação da alimentação das famílias com alimentos nutritivos, de fácil acesso e baixo custo.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Comentários