1º Encontro de Grupos de Dança Folclórica do Vale do Rio das Antas será realizado neste sábado

 O 1º Econtro de Grupos de Dança Folclórica do Vale do Rio das Antas será realizado neste sábado, 17 de outubro, no ginásio de esportes do distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves. Com programação de apresentações entre 15h e 20h, o evento promoverá um vasto intercâmbio artístico e cultural entre grupos de diversas etnias e o público presente. Estão confirmados 250 dançarinos, integrantes de 15 grupos.

Oriundos dos municípios de Bento Gonçalves, São Leopoldo, Porto Alegre, Nova Prata, Garibaldi, Caxias do Sul, Pinto Bandeira, São Jorge, Erechim, São José do Caí e Passo Fundo, os grupos representarão danças do folclore italiano, sueco, polonês, gaúcho, austríaco, russo, alemão, brasileiro, açoriano e japonês. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar três músicas com suas coreografias.

O Encontro é aberto e gratuito ao público, com o objetivo de valorizar as tradições e os costumes legados pelos antepassados de várias etnias, bem como oportunizar a integração entre essas culturas, seus representantes, as pessoas da comunidade e visitantes. O evento é organizado pelo grupo de danças folclóricas italianas Fabemballare, do distrito de Tuiuty, e tem financiamento do Fundo Municipal da Cultura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal.



A dança folclórica na localidade

A dança folclórica está presente em Tuiuty há cerca de quinze anos quando foi criado o grupo de danças folclóricas italianas Felicitá, que era composto por crianças e adolescentes do local. Com o passar do tempo, o grupo se desfez, mas a partir de 2008, com o trabalho da Associação Vale das Antas e de grupo de moradores voluntários, antigos integrantes do grupo Felicitá, formaram dois novos grupos folclóricos italianos. Hoje, Tuiuty conta com um grupo adulto, o Fabembalare, e um grupo juvenil que leva o nome do grupo original, o Felicitá.

De 2008 para cá, o grupo adulto teve a oportunidade de participar de festivais, encontros e de uma série de eventos que enriqueceram o conhecimento dos integrantes. Com essa experiência adquirida, o grupo decidiu realizar o seu próprio encontro de danças, o 1º Encontro de Grupos de Dança Folclórica do Vale do Rio das Antas.


Foto Grupo Fabembalare. Crédito das fotos: Joceli De Mozzi.

Comentários