Agricultores participam de palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural no Salão Paroquial

Foto:prefeitura de Flores da Cunha 
Para esclarecer as dúvidas dos agricultores sobre o Cadastro Ambiental Rural (Car) a prefeitura, através das secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, realizou na noite de ontem (30), uma palestra sobre o tema com o instrutor do Senar-RS, Elon Davi Jaguszewski.

Cerca de 300 proprietários rurais compareceram ao evento, que ocorreu no Salão Paroquial. O palestrante dirimiu as dúvidas dos agricultores abordando a legislação ambiental e seus impactos nas propriedades rurais, dificuldades de adequação das propriedades a nova legislação e as possibilidades e alternativas de produção.

A partir deste mês, a Prefeitura passa a oferecer aos agricultores auxílio na realização do cadastro, que será obrigatório a partir de maio de 2016 em todo o território nacional e passará a ser impeditivo para a solicitação de qualquer empréstimo bancário, transação imobiliária e comercialização de produtos. “O objetivo da palestra é levar conhecimento aos agricultores sobre o cadastro, que foi concluído em 59% dos municípios brasileiros, para que os florenses possam decidir sobre como se adaptarão a esta realidade com mais informação”, ressaltou o prefeito Lídio.

O prefeito Lídio Scortegagna, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jones Piroli, a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Röpke Cavagnoli, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, o chefe do escritório municipal da Emater e engenheiro agrônomo, André Luiz Alves Miguel, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Franciele Zorzi e o presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Joel Caldart, participaram da palestra.

O Car consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

O Car é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. A regularização ambiental será executada no município de acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o Car em âmbito nacional e que dá o prazo máximo até maio de 2016 para a inscrição do imóvel.

A partir do mês de outubro a Prefeitura, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua auxiliarão os produtores na realização do cadastro.

Outras informações: (54)3292.1722 - Ramal 255


Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha

Comentários