Evento Comemorativo marca 20 anos do O Quatrilho e o início das comemorações dos 30 anos da AtuaSerra

Alguns dos moradores de Antônio Prado que participaram das
gravações do Filme O Quatrilho, gravado no Centro histórico
de Antônio Prado 
Para marcar os 140 anos da Imigração Italiana, os 30 anos da AtuaSerra e os 20 anos do O Qu4trilho foi realizado no final da tarde desta sexta-feira, 16/10, evento comemorativo que contou com a presença de autoridades e de alguns figurantes que participaram das gravações do filme lançado em 1995 baseado no livro homônimo O Quatrilho de José Clemente Pozenato.

Confira fotos do evento

Antes da exibição do filme, na Centro Cultural( antiga Câmara de Vereadores de Antônio Prado) o presidente do Festival da Massa – FenMassa, Roberto Dalle Molle, destacou a importância de desenvolver o turismo em Antônio Prado, através da integração do município com a AtuaSerra e demais municipalidades. “Hoje há município que choram e os que estão vendendo lenço. Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves estão vendendo lenço, pois estão com 23% superior de aumento de turistas. Enquanto aqui o dinheiro do salário que é pago a cada 30 dias, quando gira o dinheiro, com o turismo o giro do dinheiro é diário. É como se todo dia entrasse um carro-forte no município”, frisa.

Fundada em 25 de outubro de 1985, na Cidade de Caxias do Sul, a Atuaserra teve como sócios iniciais onze Secretarias de Turismo dos municípios de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha, Garibaldi, Farroupilha , Bento Gonçalves, Veranópolis, Serafina Corrêa, Nova Prata, Guaporé e São Marcos. Na ocasião pretendiam unificar suas ações voltadas à promoção dos atrativos da região dos vinhedos, de forma a fortalecer e resgatar o turismo. O presidente da Atuaserra Sergio Capelari, é uma satisfação para a entidade iniciar a programação de aniversário em um dos seus municípios fundadores. “Sempre se vê em Antônio Prado a participação da comunidade. Mas todos os setores devem estar unidos. Precisamos lembra que nós temos tudo o que os visitantes querem ver. Mas o turismo é o que é hoje graças ao trabalho incansável da Beatriz Paulus a atuaserra completa 30 anos e o trabalho que faz é graças a Bia. Pois sabe-se que como é difícil manter uma entidade quando a muitas mudanças políticas.

O prefeito de Antônio Prado, Nilson Camatti, parabenizou a Atuaserra pelos 30 anos de atuação e bem como desejou votos de vida longa e de excelente trabalho da equipe da instituição. Complementando as palavras de Dalle Molle e de Capelari, enfatizou: “ Deve-se sim ter um trabalho conjunto de todos os municípios para o desenvolvimento do turismo. Antônio Prado tem um plano de turismo, uma marca turística e agora vamos desenvolver o turismo rural, onde dez empreendimentos serão formar uma rota aqui no nosso município.

Quanto ao filme O Quatrilho, Camatti descontraiu a todos ao afirmar que já levou muito baile no Jogo. “ Já tentei jogar várias vezes e nunca consegui descobrir quem era o meu companheiros. Mas um dia vou aprender a jogar o quatrilho”.

Em nome dos figurantes, Eduardo Bettoni que participou nas gravações do filme contou como foi a experiência de ser ator por alguns dias. Após as explanações o Filme dirigido por Fábio Barreto foi exibido ao público de 60 pessoas.

Comentários