Prato típico de Flores da Cunha, o menarosto, no maior evento gastronômico da América Latina


O menarosto, prato típico de Flores da Cunha, foi escolhido pelo chef de cozinha Rodrigo Bellora, para concorrer no maior evento gastronômico da América Latina, o Mesa Tendência, organizado pela revista renomada Prazeres da Mesa. O prato, que foi evidenciado durante a 13ª Festa Nacional da Vindima, realizada neste ano, atraiu o interesse de milhares de pessoas, inclusive Bellora. O chef, que possui restaurante no Vale dos Vinhedos, foi convidado a participar do concurso e concorrer com outros três pratos à capa da próxima edição da revista.
Rodrigo Bellora, visitou a prefeitura e foi recebido pelo prefeito, Lídio Scortegagna, e pelo secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Everton Scarmin, na tarde desta segunda-feira (19), onde apresentou o projeto. As carnes do menarosto já foram temperadas com o auxílio do secretário de Turismo, embaladas à vácuo e levadas para São Paulo em transporte climatizado. Junto com o menarosto, será servida a polenta.

Conheça o menarosto:
Processo que consiste em assar carnes sem ter contato direto com as chamas e fumaça (somente brasas). Para isso é utilizado um rolete de espetos que gira lentamente para que as carnes assem por igual. Todo o processo de cozimento leva aproximadamente 5 horas.
A técnica, trazida pelos imigrantes italianos, traz uma mistura de carnes: codorna, leitão, coelho e frango, que são espetadas intercaladas com fatias de toucinho.

Comentários