Prefeito de Nova Roma do Sul sanciona lei que oficializa o "Talian" como língua co-oficial.

Foto: Reproduçãop 
O prefeito de Nova Roma do Sul, Marino Testolin, assinou no dia 16 de outubro, a lei nº 1.310 que estabelece no Município o “talian” como língua co-oficial. A lei foi criada como um projeto de valorização da herança linguística e cultural para garantir a preservação do patrimônio imaterial de nosso povo. É uma forma de conscientizar a população a proteger o “talian” como forma de identidade de cidadania.
A partir de agora o trabalho, segundo a assessoria, será de "incentivar o conhecimento da língua, em especial para as novas gerações, e como forma importante de implementar esse plano educacional a favor do “talian” é desenvolver mecanismos de aceitação cultural, fornecer material didático e instrumentalizar a formação de profissionais para o ensino da língua. Outro aspecto importante é os meios pelos quais irá ser desenvolvida a aprendizagem, a prioridade é ensinar através da construção de vivencia local elaborada ao longo do tempo, ensinando, resgatando e preservando a cultura, usos, costumes e tradições familiares através do “talian”.



O talian é a formação linguística proveniente dos diversos dialetos falados pelos imigrantes italianos que aqui se estabeleceram.

Comentários