Zoo lança campanha para escolher nome de filhote de camelo

O mais novo morador do Parque Zoologico da Fundação Zoobotânica, em Sapucaia do Sul, é um filhote de camelo que nasceu no dia 5 de novembro. E para escolher o nome do filhote, o Zoológico lança nesta quinta-feira (3) uma campanha na fan page do parque.

Quem quiser participar poderá optar por cinco nomes escolhidos pelos funcionários do Zoo: Taufik; Guerreiro; Habib; Ramsés e Xandão. A página da Fundação Zoobotânica no facebook é: facebook.com/fzbrs.

Reprodução e nascimento
Filho da fêmea Latifa e do macho Sassá (falecido em dezembro do ano passado), o "pequeno" nasceu pesando 40 quilos e necessitando de cuidados especiais.

A mãe já havia tido dificuldade em outros partos, resultando na morte dos filhotes. Por isso, a equipe do Zoo desenvolveu ações ao longo de um ano e meio, incluindo vacinação dos pais e acompanhamento médico veterinário. Uma equipe de tratadores dedicou atenção total, dia e noite, para aumentar as chances de sobrevivência do filhote que precisou ser amamentado com mamadeira.

"O sucesso na reprodução veio em ótima hora. O filhote agora é companhia para a Latifa, que estava sozinha desde a morte do Sassá”, declara Eduardo Polanczyk da Silva, chefe do setor de Zoologia do Parque Zoológico.

Polanczyk acrescenta que o tempo de gestação de um camelo é de 13 meses, o que explica o nascimento do filhote quase um ano após a morte do pai.

Uma equipe de tratadores dedicou atenção total 
para aumentar as chances de sobrevivência do filhote -
 Foto: Luis Wagner/FZB

Comentários