Amanhã tem pedágio educativo de alerta ao mosquito Aedes Aegypti

reprodução portal prefeitura
A prefeitura de Antônio Prado, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza amanhã dia 15 de janeiro, a partir das 10h30min, pedágio educativo de alerta ao mosquito Aedes Aegypti. A atividade será na Avenida Valdomiro Bochese, em frente à Praça Garibaldi,.
Segundo a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, é no período do verão que as preocupações aumentam mais. O objetivo da ação é lembrar e alertar a população sobre os cuidados na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. Essa espécie se prolifera principalmente em períodos quentes, em água parada, limpa ou suja.
“Mesmo que Antônio Prado não tenha o mosquito, nosso alerta e nossa preocupação é constante. A responsabilidade no cuidado é de todos”, afirmou Celica. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda fazer sempre a limpeza de terrenos, remover o acumulo de lixos, não deixar recipientes que possam acumular água expostos à chuva, vedar bem caixas d’agua, piscina, tambores, latões, cisternas, lixeiras, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo. Além disso, deve-se promover constantemente a limpeza de calhas, a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.

Destaques de algumas ações

Dentre as ações que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, está o trabalho educativo junto a escolas municipais, estaduais e particulares. Participação e acolhimento das ações propostas pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde; capacitação das Agentes Comunitárias da Saúde para que saibam identificar focos do mosquito Aedes Aegypti; ações de alerta e conscientização e exemplo do pedágio educativo.
Somada a estas ações, será intensificado a monitoria em possíveis criadouros, como cemitério, borracharias, floriculturas, residências, empresas, terrenos, dentre outros locais. As vistorias serão realizadas por servidores da Saúde devidamente identificados.
Mosquito Aedes Aegypti
O inseto é transmissor de graves doenças como a dengue, o vírus Zika e a febre Chikungunya. Essas doenças são transmitidas por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Até o momento, a única forma de prevenção a essas doenças é evitar a reprodução do mosquito.

Fonte: Portal Prefeitura 

Comentários