Hemocentro chama doadores para garantir estoques de sangue no Carnaval

Reprodução Portal 

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e demais hemocentros regionais que formam a Hemorrede Pública do Estado chamam antecipadamente doadores para garantir os estoques de sangue durante o Carnaval. O pedido é para que as pessoas doem sangue durante o mês de janeiro e na primeira semana de fevereiro. Os estoques estão muito baixos, o que é preocupante. A necessidade do Hemocentro diz respeito a todos os tipos sanguíneos.

Conforme a coordenadora do Hemocentro, Maristela Westphal Teixeira, a baixa dos estoques ocorre devido à queda nas doações em função do período de férias e do aumento da demanda devido às necessidades geradas por emergências, que se intensificaram desde o Natal. O Hemorgs atende ao HPS de Porto Alegre, além de outros 45 estabelecimentos hospitalares da região Metropolitana e Litoral Norte.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, portar documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilos ou mais e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

O Hemorgs funciona na Avenida Bento Gonçalves, 3722, no bairro Partenon, em Porto Alegre, das 8h às 18h, de segunda a sexta–feira. Informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3336-6755, ou, na Internet, pelo site www.hemocentro.rs.gov.br.

Comentários