Inicia nesta quinta, Tempo de Vindima.

O tempo de Vindima é o tempo da colheita da uva em Flores da Cunha. De 21 de janeiro a 27 de março diversas programações e atrações vão movimentar o município. Curso de degustação, visita às vinícolas e aos parreirais, passeio de carretão e uma farta gastronomia possibilitam aos turistas conhecer um pouco da cultura italiana, além de como é realizada a colheita da uva e a produção de vinhos, sucos e espumantes.
A abertura oficial da Vindima ocorre no dia 21 (quinta-feira), em cerimônia realizada na vinícola Luiz Argenta. No mesmo dia, a partir das 18h, a Praça Nova Trento será palco de shows, food trucks, vinhos, espumantes e suco de uva para comemorar a data que é muito importante para o município, maior produtor de vinhos do Brasil.
O Tempo de Vindima é uma realização da Prefeitura de Flores da Cunha através da Secretaria de Turismo, Agavi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Confira a programação completa para o Tempo de Vindima

Panizzon Vinhos, Sucos e Espumantes

Varejo aberto um final de semana por mês, com degustação gratuita de uvas e/ou frios
Datas: 30 e 31/01, 07 e 08/02, 04 e 05/03
Horários: Sábado das 10h as 17h sem fechar ao meio dia e domingo das 9h as 13h sem fechar ao meio dia
Valor: Gratuito
Contato: (54) 3279-3500
OBS: Grupos acima de 5 pessoas deverão ser agendados com antecedência.

Viapiana Vinhos e Vinhedos

WORKSHOP DE ‘ENODRINKS’ - Curso, workshop e degustação de 6 drinks com a cara da vindima.
Data: 23/01/16, Sábado
Horário: 17h (Duração de 2 horas)
Valor: R$ 90,00 por pessoa.
Contato: (54) 3297.5144 / viapiana@vinhosviapiana.com.br / www.vinhosviapiana.com.br

Vinícola Salvador

Visita guiada pelos enólogos com degustação técnica orientada de todos os produtos, com agendamento prévio.

Data: Todos os dias
Horário: 9:00 às 11:45 / 13:30 às 17:45 de segunda a sábado e 9:00 às 11:45 aos domingos
Valor: Gratuito
Contato: (54) 3292-3388 / salvador@vinicolasalvador.com.br / www.vinicolasalvador.com.br

Monte Reale Sunset

Data: 24/01
Horário: 17:00
Informações: (54) 3292-1011

Encontro de Turismo

Assunto: Turismo é Negócio?! – Vamos debater sobre isto?
Data: 25/02
Local: Hotel Tri Flores da Cunha

Passeios de Carretão

Local: Propriedade Rural Fernandes Muraro
Contato: (54) 9971-9219

Local: Propriedade Família Pagno
Contato: (54) 3292-6559 / 9979-0868


ROTEIROS DISPONÍVEIS

ROTEIRO DOS VINHOS DOS ALTOS MONTES
A Rota dos Vinhos dos Altos Montes é o mais novo destino de enoturismo do Estado do Rio Grande do Sul. Localizado na Serra Gaúcha, nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, conta com 11 vinícolas: Vinhos Boscato, Casa Venturini, Coop. Nova Aliança, Fabian, Fante, Luiz Argenta, Vinícola Mioranza, Panizzon, Terrasul, Valdemiz, Viapiana. As vinícolas estão preparadas para receber os turistas para conhecerem as suas instalações, degustação, compras de vinhos, espumantes e outros produtos, e algumas ainda dispõe de ambientes para refeições, com reservas antecipadas.
Para quem se interessar em conhecer este Roteiro dos Vinhos dos Altos Montes poderá entrar em contato com a Apromontes: (54) 3292.3628 ou ver www.apromontes.com.br

CAMINHOS DA COLÔNIA
O Roteiro Caminhos da Colônia percorre regiões rurais, em uma rodovia alternativa entre Caxias do Sul e Flores da Cunha. A rota pode iniciar em Flores da Cunha ou em Caxias do Sul, junto ao Parque da Festa da Uva. Entre as belas paisagens do interior o roteiro passa pelas comunidades de Linha 30, Santa Justina, Otávio Rocha, chega a Flores da Cunha e retorna a Caxias do Sul pela RS-122, passado por estradas quase todas asfaltadas, cruzando a Linha 40.
O Caminhos da Colônia aproveita as belezas naturais da região da uva e do vinho para criar uma a alternativa para o turismo rural, proporcionando uma nova fonte de renda aos empreendedores locais. O roteiro volta olhares a preservação da infraestrutura de residências históricas, em novos restaurantes e pousadas. Mantêm viva a tradição do culto a uva e fabricação do vinho. São 35 quilômetros para observar museus, igrejas, vinícolas, parques naturais, restaurantes e adquirir produtos coloniais, ouvir corais e contadores de histórias. As famílias locais vivem do cultivo da uva e outras culturas, mas nunca deixam de lado os hábitos passados de geração para geração. Durante o passeio, pode-se saborear a típica comida italiana e comprar produtos da colônia como queijos, salames, cucas, massas, graspa, vinho e pães. É um roteiro típico pela bela Itália Brasileira.
Para saber mais sobre o roteiro, os atrativos, os pontos turísticos e para fazer este passeio, consulte o site www.caminhosdacolonia.com.br ou pelo telefone (54) 3292-1722 Ramal 217.

ROTEIRO TURÍSTICO COMPASSOS DA MÉRICA MÉRICA
O roteiro localiza-se no norte do município, com vários atrativos, aonde se destaca o passeio de carretão, a colacion, a colheita da uva, a pisa da uva, visita a pequenas vinícolas, produtos coloniais, passeios de aventura, restaurantes, um encontro constante com descendentes de imigrantes italianos e suas tradições, e tudo isso em meio as paisagens belíssimas do vale do rio das antas
Contato: contato@compassosdamerica.com.br
Fone: (54) 9694-4154
www.compassosdamerica.com.br

ROTEIRO MELHOR IDADE
Conhecer o roteiro turístico da Melhor Idade de Flores da Cunha é vivenciar a natureza, andar pelas praças, visitar museus, conviver com seus habitantes, é entrar no mundo das vinícolas, degustar os mais variados tipos de vinhos, deliciar-se com a maravilhosa gastronomia, dançar e acima de tudo se divertir muito. www.floresdacunha.rs.gov.br


GASTRONOMIA – Destacamos os restaurantes que estarão servindo o prato oficial de Flores da Cunha: o menarosto
Restaurante Parque das Pitangueiras: todos os domingos ao meio dia (54) 3292.2108
Restaurante La Cantineta: todos os domingos ao meio-dia. (54) 3279.1473

*Tanto na cidade como no interior, outros restaurantes servem a típica comida italiana, refeições rápidas, pizzas, e lanches.

Comentários